O ciclone extratropical que atinge o estado de Santa Catarina, também resultou em fortes ventos em Guabiruba, nesta quinta-feira (13), atingindo mais de 90 Km/h em alguns pontos do município, como informou a Defesa Civil. 

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Jair Antônio Brambila, todos os bairros tiveram registros de ocorrências. “Tivemos registros de queda de árvores em vias públicas e na rede de energia. Também houve um destelhamento bastante grande no Hospital e em residências”, ressalta. 

- Publicidade i -

“Essa ventania está sim trazendo transtornos e estamos monitorando junto com a Defesa Civil e torcendo para que não ocorra nada de mais grave”, completa o secretário. 

Jair explica que todos os chamados estão sendo atendidos, na medida do possível e que a queda de energia foi registrada principalmente no São Pedro, Lageado Alto e Lageado Baixo. 

Abastecimento de Água

A Guabiruba Saneamento informou que em função das fortes chuvas registradas no início da semana a captação da ETA Central foi obstruída pelo excesso de sedimentos, impossibilitando o tratamento da água. O sistema perdeu pressão na distribuição de água a partir da madrugada de quarta-feira (12). O tratamento foi restabelecido durante a manhã e a completa pressurização do sistema do município ocorreu às 23h com reservatório chegando a 50% de nível.

Nesta quinta-feira, o sistema Central está pressurizado, porém, com reservatório em nível abaixo de 20% neste momento, pois ocorreram nesta manhã constantes obstruções na captação em virtude dos fortes ventos que tem carregado excesso de folhas para o leito do Rio Guabiruba Sul. A tendência é que o abastecimento entre em regime de baixa pressão nas próximas horas, tendo a completa recuperação ocorrendo ao longo da noite de hoje, mantidas condições climáticas favoráveis.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
previous arrow
next arrow