Crédito: Grazielle Guimarães

Por: Grazielle Guimarães

Com nenhum projeto a ser apreciado e apenas uma moção de pesar na pauta, a sessão desta terça-feira, 15, foi protagonizada pela fala dos vereadores na tribuna, que abordaram diversos temas, dentre eles, o dia dos professores comemorado ontem. 

A presidente da casa, Rosita Kohler (PP), já lecionou na rede pública de ensino e falou emocionada sobre a atividade. “Ser professor não é uma profissão e sim uma missão, por isso a importância de relembrar essa data e parabenizar os professores que diariamente exercem o papel de educar e orientar nossos jovens e crianças”. Salientou Rosita.

- Publicidade i -

O líder da oposição na câmara, Jaime Luiz Nuss (MDB), ressaltou a importância de se utilizar a tecnologia à favor da educação. “Sabemos que a cada dia a situação nas salas de aula está cada vez mais difícil e por isso nós temos que repensar muitas coisas. O estado está atrasado e precisa acompanhar a evolução da tecnologia, fazendo com que os estudantes utilizem essas ferramentas para estarem ativos nas salas de aula. Parabéns aos professores por essa luta”, ressaltou o vereador.

Já o colega emedebista de Jaime, Haliton Teodoro Kormann, foi mais incisivo ao falar sobre o dia dos professores. “Hoje, o professor tem que ensinar as matérias do currículo escolar e também o que é caráter para os alunos. Antigamente a gente respeitava os professores, hoje, vejo os pais jogando pros professores suas responsabilidades como pai e mãe, isso está completamente errado”. Ressaltou o vereador.

Vilmar Gums (PSDB) pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-deputado federal, Marco Antônio Tebaldi, ocorrido no dia 13 de outubro, aos 61 anos. Tebaldi foi presidente do Diretório Estadual do PSDB e também ex-prefeito de Joinville, em especial, autor de diversas emendas parlamentares com a obtenção de recursos financeiros em favor do município de Guabiruba.

Harri Westarb (DEM) questionou ao líder do governo na Câmara, Cristiano Kormann (PP), sobre a falta de dentista na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro, bem como a falta da vacina tetravalente em toda rede de saúde municipal.

Sobre a falta de dentista, Cristiano ressaltou que será sanada através de escala com profissionais de outras regiões até o concurso público, que será no início de 2020. “A vacina está em falta em todo o estado de Santa Catarina e por isso Guabiruba também foi afetada”, salientou o parlamentar.

Rua Sebastião Boos

Harri parabenizou a secretaria de obras pela pavimentação na rua Sebastião Boos, bairro Guabiruba Sul, bem como a instalação do espelho convexo na via. O assunto rendeu uma discussão entre o líder de governo e o de oposição.

Cristiano Kormann usou a tribuna para responder outros questionamentos dos vereadores de oposição, dentre eles a demora no atendimento por parte do Executivo. “Muitas solicitações dos vereadores de oposição são atendidas antes das minhas e dos vereadores de situação. Uma coisa que tenho a dizer é que eu já fui vereador de oposição e se eu tivesse a atenção que vocês têm, quando fui de oposição, meu primeiro mandato seria bem diferente”, ressaltou. 

Em resposta, Jaime Nuss afirmou que “quanto ao atendimento ruim na época do seu primeiro mandato isso é uma opinião sua. Com certeza tem muitas questões que a gente [oposição] não é atendido. Os pedidos em sua grande parte não são atendidos. Não sei porque não é feito mas, não é feito” afirmou.

Cristiano respondeu; “Não é uma opinião minha e sim uma colocação minha. Hoje se ouve muito mais do que eu era ouvido na época. Por parte da secretaria de obras não foi considerado necessário [a instalação de espelho convexo na rua Sebastião Boos] mas depois o prefeito e vice decidiram colocar”, finalizou.

Karatê mais uma vez em destaque

Harri Westarb parabenizou a equipe de Karatê de Guabiruba pela vitória no Campeonato Brasileiro em Uberlândia, Minas Gerais, na última semana. O parlamentar pediu uma moção de congratulações à Julia Maiara dos Santos que conquistou a medalha de bronze e vai integrar a equipe estadual de Karatê.

Ordem do dia

Foi aprovada por unanimidade moção de pesar N° 20/2019 pelo falecimento de Marco Antônio Tebaldi, ocorrido no dia 13 de outubro, aos 61 anos. Tebaldi foi presidente do Diretório Estadual do PSDB, ex-deputado federal e também ex-prefeito de Joinville. 

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow