Dushenina/Ilustrativa

A cidade de Guabiruba já registrou pequenas ocorrências em função das fortes chuvas, nesta quarta-feira (4). De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Jair Antônio Brambila, foram atendidos durante a manhã pequenos alagamentos em diferentes bairros, causados pelo entupimento de bocas de lobo, e uma queda de árvore no bairro Lageado Alto, que já foi retirada. Por volta das 11h, um deslizamento de terra foi atendido nos fundos de uma residência, no bairro Planície Alta, sem danos à casa, nem vítimas.

“Infelizmente as previsões não são muito animadoras, Já estamos, juntamente com a Defesa Civil, monitorando áreas de possíveis risco. Essa chuva gera uma apreensão, mas em conversa com a Defesa Civil até o momento a situação está  tranquila. Os acessos a Brusque pelo Guarani e pelo bairro São Pedro ainda estão normais. Tivemos uma pequena situação de alagamento no Guarani, mas que já baixou”, detalha. 

Segundo o secretário, a expectativa não é boa para os próximos dias. “Mas estamos preparados com equipamentos, lona e o que for preciso para dar atenção da melhor forma a possíveis situações de maior gravidade. E torcer para que o tempo melhore”, destaca. 

- Publicidade i -

Brambila pede ajuda da população para que tenha cuidado com áreas de risco para deslizamentos e com o descarte de lixo. “Pedimos a população para que se proteja, que fique atenta a barrancos e a qualquer tipo de movimentação de terra, pois estamos vivendo agora uma situação de prevenção”, explica. 

“Aproveito também para pedir à comunidade para que evitem deixar lixo exposto e jogar qualquer tipo de lixo na via pública, porque 90% das situações de entupimento de boca de lobo, que causam os alagamentos, são em função de lixo acumulado dentro das caixas. Esse material acaba indo para a boca de lobo e causa os entupimentos. A população pode ajudar bastante nessa questão”, completa. 

Em Brusque, de acordo com a Defesa Civil, já foram atendidas 15 ocorrências de deslizamentos e alagamentos. 

Defesa Civil 

Em Guabiruba, o pico do rio foi às 10h, chegando a 2,72  metros. É importante que a população fique sempre atenta aos alertas da Defesa Civil. Por meio do site da Defesa Civil e/ou Redes Sociais ou imprensa, já que conforme previsão do tempo da Defesa Civil estadual, persiste a previsão de chuva em todo o estado. 

Também é possível receber o alerta diretamente no celular. Basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com n° do Cep da Rua para o n° 40199 e receber os alertas diretamente da Defesa Civil estadual.

Em caso de ocorrências ligue 199 ou 193.

Confira o volume de chuvas registrado até agora em Guabiruba e cidades vizinhas, conforme a Defesa Civil: 

Guabiruba, últimas 24 horas: 78,11 milímetros – Centro

Brusque, últimas 24 horas: 75,69 – Centro 

Vidal Ramos, últimas 24horas: 68,99 milímetros – Centro

Presidente Nereu, Últimas 24 horas: 76,6 milímetros -Centro

Botuverá, últimas 24 horas: 92,88 milímetros – Centro

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow