Crédito: Grazielle Guimarães

Por: Grazielle Guimarães

Como de praxe em todos os meses com cinco terças-feiras, a quinta é sempre itinerante, ouvindo exclusivamente às necessidades da comunidade daquele bairro, nesta semana, quem recebeu os vereadores e também o prefeito Matias Kohler e o vice Valmir Zirke foram os moradores do bairro São Pedro, no Clube Esportivo do bairro.

Diversos temas foram abordados durante a reunião, dentre eles a pavimentação das ruas Lorena, Marcos Baron, Holstein, Cristiano Albrecht, Reinaldo Hoerner e Antônio Fischer. O destaque foi a construção da nova Escola João Jensen, anunciada pelo secretário de planejamento, Jethro Mouzes Cordeiro de Barros Silvestre e pelo prefeito Matias Kohler.

- Publicidade i -

Estavam presentes na reunião os estudantes da Escola Carlos Maffezzolli, as representantes do grêmio estudantil Isadora Baurin e Joana Nava solicitaram o uso da palavra para pedir ao Executivo manutenção na quadra esportiva do educandário. “Desde que foi inaugurada, em 2004, a quadra não teve nenhuma obra de manutenção ou restauração, os estudantes carecem ainda de uma instalação de arquibancada para que possam não apenas praticar como também assistir aos jogos e atividades desenvolvidas ali”, salientaram as estudantes.

Presente ativamente na reunião, o prefeito pôde dar imediatamente a maioria das respostas e posicionamentos do Executivo aos moradores. No caso da Escola Carlos Maffezzolli, o Matias Kohler ressaltou que por ser de administração mista entre prefeitura e governo do estado, o município não pode arcar com todos as despesas da obra, por ser considerado improbidade administrativa. 

“Em 20014/2015 foi feito um projeto de reforma e recuperação da quadra, avaliado em R$ 300 mil, fazendo um acordo com o estado em que o município daria uma metade e o estado a outra. Porém, o governo estadual não repassou o valor que havia se comprometido. Estamos dispostos a pedir novamente apoio do estado para que as obras sejam realizadas”, ressaltou o prefeito.

Complementando a falta do líder do Executivo, o vereador Haliton Kormann (MDB) afirmou que já havia enviado a solicitação de apoio do governo estadual para a reforma na escola mas não foi atendido. “Agora, com a manifestação dos estudantes, acho que seria o caso de reenviarmos esta solicitação, com novas fotos, pedindo novamente apoio ao Governo do Estado”, salientou.

Farpas pré eleição 

O líder da oposição, Jaime Nuss (MDB), afirmou que algumas das suas solicitações que seriam apresentadas em sua fala já foram destacadas pelo prefeito, “não sei se é porque estamos perto do ano eleitoral e agora, me parece que as obras estão acontecendo, né prefeito”, salientou

Quanto a isso Matias Kohler respondeu afirmando que os investimentos são resultado de uma administração que economiza recursos. “Nós temos no mínimo um mês de arrecadação em caixa que são reservados para eventuais emergências, como enchentes por exemplo, graças a Deus Guabiruba não enfrentou nada nesse sentido e por isso, agora, podemos investir em outras obras”, destacou o líder do Executivo.

Paulo Gums (PP) destacou a importância em estar presente nas comunidades mas lamentou a ausência dos colegas Harri Westarb (DEM) e Vilmar Gums (PSDB). “A oposição cobra do governo inúmeras melhorias mas quando tem a oportunidade de estar presente na comunidade, notamos a ausência, é necessário destacar isso”, salientou.

O que disse a Comunidade

Isadora Baurin e Joana Nava, estudantes da Escola Carlos Maffezzolli solicitaram a reforma da quadra esportiva do colégio, bem como, a construção de uma arquibancada no local.

Crédito: Grazielle Guimarães

Jorge Biel solicitou a pavimentação da rua Alois Bittelbrunn e parabenizou os trabalhos desenvolvidos pela atual administração.

Crédito: Grazielle Guimarães

Ademir Dalassini destacou a importância da pavimentação da rua Holstein, além da dificuldade dos estudantes de terem acesso à escola, bem como a necessidade de calçadas na via.

Crédito: Grazielle Guimarães

Jair Kohler solicitou melhorias na pavimentação na rua São Pedro no ponto que parte do Rieg até o entroncamento das ruas Lorena e Alsácia.

Crédito: Grazielle Guimarães

Marcio Ebele parabenizou as obras na praça do bairro São Pedro e no entorno das ruas mas destacou a necessidade de manutenção da via. O morador também pediu alteração no semáforo do centro. 

Crédito: Grazielle Guimarães

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow