Na manha desta sexta-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar de Guabiruba realizou a captura de um Tamanduá, que estava em uma residência na Alsácia, em Guabiruba.

Segundo os Bombeiros, após capturá-lo com todo cuidado, o animal foi solto novamente em seu habitat natural.

- Publicidade i -

De acordo com o biólogo e especialista em Perícia e Auditoria Ambiental, Rodrigo Fischer Silveira de Souza, a espécie resgatada é um Tamanduá Mirim (Tamandua tetradactyla) –  nativa da Mata Atlântica.

“A vinda dele para os ambientes urbanos pode estar relacionada a perda do habitat, fuga de predadores ou busca por comida (cupinzeiros e formigueiros). Na nossa região este animal pode ser encontrado tanto na área urbana, quanto rural, em áreas florestadas, com uma certa frequência. Não é incomum. Trata-se de um animal com hábitos mais noturnos. Durante o dia, normalmente ele não é visto por estar descansando ou se escondendo. Ficando mais ativo durante a noite”, explica.

Rodrigo ressalta que a alimentação do Tamanduá-mirim , ou Tamanduá de Colete (por conta das costas escuras), é basicamente de cupins e formigas. “Ocasionalmente eles podem se alimentar também de mel. Eles têm um focinho comprido, que parece quase um cano, que comporta uma língua bem comprida usada para ele se alimentar colocando dentro do formigueiro e cupinzeiro”, detalha.

Para o biólogo, o fato do animal ter sido encontrado em uma residência pode estar relacionado a fuga de algum predador. Na nossa região, especialmente os cachorros, bem como a população humana, que possa tentar capturar esse animal por algum motivo.

Soltura 

Rodrigo explica que os Tamanduás são animais mais lentos. “Se observar o vídeo da soltura ele se movimenta devagar, pois além dele estar estressado pela caixa, naturalmente ele se movimenta de forma mais lenta no chão. Pelo fato dele ser um animal adaptado a escalada, ele é bem forte. Então, é comum quando se sente ameaçado ele se levantar, quase como uma pessoa em pé. No caso pequenos animais ou pessoas que fossem interagir, ele poderia causar algum dano”, alerta.

Confira abaixo o vídeo da soltura do animal.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow