Foto: David T. Silva

Artigo

Por Fabiano Siegel

Em 1860 nossa cidade foi colonizada por imigrantes vindos da Europa, mais precisamente do Sul da Alemanha, que trouxeram em sua bagagem apenas umas mudas de roupas, documentos, muitas lembranças e tradições. 

- Publicidade i -

Dentro das tradições trouxeram a do Natal, que neste tempo tinha um personagem chamado Pelznickel. Imagino naquele tempo como fizeram para dar vida a este personagem, creio que usaram o que tinham: folhas de palheira, barba de velho e uma vara com galhos de árvores. Estava pronto o Pelznickel. Tinham de costume visitar as casas nos dias 6 de dezembro – dia de São Nicolau e às vésperas do Natal dia 24. E esta tradição perdura até nos tempos de hoje.

Guabiruba, uma cidade cheia de tradições, conservou a tradição por décadas e nos tempos de hoje temos a Sociedade do Pelznickel.

Nos anos de 2000, a tradição estava com pouco apelo popular, sendo que no ano seguinte teve apenas um Pelznickel nas ruas do Bairro São Pedro, causando preocupação das pessoas que a faziam.

Com a preocupação que a tradição poderia se acabar, um grupo de pessoas teve uma ideia de montar uma Sociedade, que deram o nome de Sociedade do Pelznickel. Após a formação do grupo, a tradição se fortaleceu muito a partir do ano de 2005, que teve em seu principal objetivo preservar a tradição de natal na cidade de Guabiruba. Hoje ela conta com mais de 100 pessoas que ajudam a preservar a tradição. 

Em 2012, teve a iniciativa de fazer a Pelznickelplatz com o intuito de trazer as pessoas a Guabiruba e ainda mostrar a tradição de uma forma tradicional.

A Pelznickelplatz é um sucesso desde seu início, chegando a 17 mil visitantes no último ano. Neste evento, há um circuito com vários personagens da tradição: temos São Nicolau que é o precursor dessa tradição, local para as crianças escreverem suas cartas de natal, presépio Vivo com um cenário real do Nascimento de Jesus dentro de uma estrebaria, Christkindl que é bondade pura que abraça todas a crianças que passam por ela e recebem um doce de Natal caseiro. Temos a casa onde vivem o Sackmann, O Opa e Oma, que contam histórias sobre o Pelznickel e no final podem encontrar o Pelznickel, que vive na mata. No local também tem um palco de apresentações artísticas, venda de bebidas, comidas e loja de conveniências do Pelznickel.

Queremos assim, deixar nossos mais sinceros agradecimentos a Prefeitura Municipal de Guabiruba através da Fundação Cultural, aos corais, grupos e artistas que se apresentam no palco durante os dias do evento, ao Presépio Vivo, aos membros da Sociedade, que de forma voluntária sempre estão a serviço da cultura, a todos os parceiros que de alguma forma sempre contribuem e em especial aos visitantes, que por mais uma edição vieram nos prestigiar.

Muito Obrigado e desejamos a todos um Feliz Natal em um Ano Novo cheio de Paz, Alegrias e Realizações.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow