Os educadores Orlando Fischer, 82 anos, e Claudia Rieg Baron, de 62, além do grupo Alle Tanzen Zusammen, fundado em 22 de agosto de 1993, receberam o título de cidadão benemérito da Câmara Municipal de Guabiruba na noite de quarta-feira, 5 de junho. A sessão solene integrou a programação de aniversário dos 57 anos de Guabiruba, que segue na segunda-feira, 10, com o tradicional desfile cívico-escolar na rua Brusque e com a inauguração da praça na rua Alois Erthal no mesmo dia.

Na abertura da solenidade, a presidente do Legislativo, Rosita Kohler, frisou o objetivo do evento em homenagear pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços ao município, contribuindo para o seu desenvolvimento. Autora da comenda destinada ao Alle Tanzen Zusammen, também enalteceu a entidade. “A homenagem é o reconhecimento pelo trabalho e dedicação à cultura, sobretudo sendo parte integrante de nossa história, criando fortes vínculos com as nossas origens e a mantendo viva por meio das tradições das danças folclóricas”, declarou, lembrando que o grupo surgiu em 1993 com a reunião de alguns catequistas para celebrar um ato religioso.

O coordenador do Alle Tanzen Zusammen, Gilmar Celva, falou da honra do grupo em receber a homenagem e lembrou que a entidade vem cultivando a cultura alemã por meio da dança há 26 anos. “Vamos continuar cultivando a nossa história para que as futuras gerações se tornem sensíveis e conscientes da importância de manter suas raízes para a preservação da sua história”.

- Publicidade i -

Em seguida, a medalha e a placa foram entregues à professora Claudia Rieg Baron, graduada em Educação Artística, com Licenciatura Plena em Artes Plásticas e especialista em Ensino da Arte e em Moda. O autor da indicação, vereador Felipe Eilert dos Santos, ressaltou que a artista divulga o nome de Guabiruba em seus quadros. “Ao pintar essas telas, Claudia materializa um momento para que as pessoas possam reconstruir, relembrar e refletir sobre os sentimentos que marcaram suas vidas nessa época”, enfatizou Santos, reforçando a trajetória da homenageada enquanto educadora, que nas suas palavras na tribuna, também trouxe à tona esse aspecto. “Em sala de aula, percebemos que todos querem aprender. Uns têm mais dificuldades, mas querem aprender e nós professores precisamos ter paciência”, disse, complementando: “Ainda tenho muito que ensinar e muito que aprender”.

Por último e encantando o público com a simplicidade e profundidade das suas palavras, Orlando Fischer demonstrou seu agradecimento e felicidade pela homenagem e mais. Deixou uma orientação aos vereadores. “Eu sei que a missão de vocês não é fácil, tenho certeza disso. Têm momentos bons e momentos difíceis. Então, quando estiverem com muitas dificuldades e problemas, lembrem do espírito santo que ele ilumina”, aconselhou.

Sua indicação ao título partiu do vereador Jaime Nuss, o qual disse ter se surpreendido com a decisão de seu Orlando de ter seguido o caminho do estudo. “Naquela época, os pais exigiam que o cidadão trabalhasse na indústria Renaux, Schlösser ou na Buettner. Esse era o encaminhamento dos jovens naquela época, e a coragem do seu Orlando de, naquela época, modificar a própria vida e a dos filhos tendo a coragem de estudar e ser professor”, destacou.

Após a entrega das homenagens, o prefeito Matias Kohler foi convidado a utilizar a tribuna e na sua fala mencionou o apoio do Executivo à solenidade. “É importante a uma cidade, à medida que cresce e se desenvolve, lembrar daqueles que ajudaram a construir os seus passos. Nem sempre conseguimos inserir todos nessas homenagens, pois são muitos. Mas que a gente consiga, nesse cenário de inúmeras pessoas que nos ajudaram a fazer essa história, destacar alguém”, enfatizou.

Após a solenidade, foi servido um coquetel e cortado um bolo em alusão ao aniversário do município, que comemora seus 57 anos na segunda-feira, dia 10 de junho.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow