Quando a família aumenta, uma das medidas para o bem-estar do recém-nascido é dar início ao calendário de vacinação, para proteger o bebê de doenças que podem prejudicar o seu desenvolvimento.
O calendário vacinal do bebê inicia logo ao nascer e segue mensalmente uma programação, que inclui segunda ou terceira dose e doses de reforço de vacinas, como Hexavalente, Rotavírus, Pneumocócica 13, Meningite ACWY, Meningite B e Febre Amarela.
Sabendo da importância de cumprir à risca o calendário, e levando em consideração as questões orçamentárias necessárias para esse momento, a Sala de Vacinas do Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque oferece às famílias um Plano de Imunização, que contempla a aplicação de 14 doses de vacina, dos dois aos nove meses do bebê. No plano, a soma de todas as vacinas pode ser parcelada em até 10 vezes, no cartão de crédito.
Para Bruna Maçaneiro, mãe da pequena Maria Luiza (3 meses), a iniciativa do hospital com a criação do Plano de Imunização auxilia os pais no planejamento financeiro dos cuidados com a saúde do bebê, que nesta fase mesmo saudáveis, também precisam de visitas regulares ao pediatra, entre outros cuidados.
“Achei incrível essa iniciativa, assim como o cuidado que o hospital tem com as nossas crianças, que faz toda a diferença e nos deixa muito mais tranquilos na hora da vacina nos nossos pequenos. A possibilidade de parcelamento em 10 vezes faz toda a diferença e facilita muito na organização mensal da família”, afirma.
A mamãe também destaca a importância de vacinar os bebês. “Para mim, a vacina é o principal meio para manter o organismo das crianças protegido contra vírus e bactérias”, frisa.
Nos últimos anos, notícias falsas sobre vacinas circulam no Brasil gerando desinformação entre as famílias, que muitas vezes ficam em dúvida sobre a necessidade de imunização dos filhos. Para a médica pediatra, Kaline Canal, é muito importante manter o calendário de vacinação em dia, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.
“É necessário e recomendado pelo Ministério da Saúde que as vacinas sejam mantidas em dia e isso não foi alterado pela pandemia, muito pelo contrário. Não podemos diminuir a cobertura vacinal da população, com risco de retornar doenças graves ou que não temos mais há muitos anos, como é o caso do sarampo, por exemplo”, explica.
Segundo ela, um medo dos pais é sobre as reações das vacinas nos bebês. “Existe um terrorismo bem grande por conta de febre em alguns casos, mas o que eu sempre digo aos meus pacientes, quando isso acontece nós sabemos a origem desse sintoma, então é tranquilo. Entendo que o bebê é pequeno, mas é necessário protegê-lo de doenças. Lembrando que não se deve medicar a criança antes da vacina, o que diminui a resposta inflamatória do corpo e consequentemente a proteção da vacina”, frisa.
Atendimento
A Sala de Vacinas do Hospital Imigrantes é um um espaço para imunização, com foco no atendimento pediátrico e de gestantes. O serviço é oferecido de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, Nas sextas-feiras, o atendimento encerra às 17h.
De acordo com a gerente de operações do hospital, Fernanda Rodrigues, embora o espaço tenha sido desenvolvido com foco em crianças e gestantes, também são disponibilizadas vacinas para adultos. “O espaço oferece o conforto e a qualidade que a nossa comunidade merece, de forma lúdica e acolhedora”, conta.
O Hospital Imigrantes fica localizado na rua Pastor Sandrescky, 148, no Centro de Brusque (SC). Para mais informações sobre a sala de vacinas e demais serviços oferecidos basta entrar em contato pelo telefone/whatsApp (47) 3308-5050
Confira o esquema vacinal dos dois aos nove meses que compõem o Plano de Imunização do Hospital Imigrantes:
2 meses – Hexavalente, Rotavírus e Pneumocócica 13
3 meses – Meningite ACWY e Meningite B
4 meses – Hexavalente, Rotavírus e Pneumocócica 13
5 meses – Meningite ACWY e Meningite B
6 meses – Hexavalente, Rotavírus e Pneumocócica 13
9 meses – Febre amarela