Fotos: David T Silva

 

Foi realizada na noite desta quinta-feira (11), a cerimônia de premiação dos vencedores do 1º Concurso Recicla Guabiruba. O evento, na Câmara de Vereadores, contou com a presença de estudantes, pais e educadores, representantes do município e vereadores. 

De acordo com as categorias, os alunos receberam smartphones, ingressos para o parque Beto Carrero, bicicleta e tablets. As escolas dos alunos premiados receberam livros de literatura para as bibliotecas.

- Publicidade i -

Segundo o prefeito, Valmir Zirke, o concurso foi um sucesso e bem acolhido pela comunidade guabirubense, mas a campanha de conscientização precisa ser contínua, para diminuir a quantidade de lixo produzida no município. 

“Esse concurso mostra o envolvimento da cidade quando se lança uma campanha. Hoje Guabiruba atende muito bem a separação do lixo, mas ainda podemos fazer melhor. Por isso, trouxemos a iniciativa para nossas crianças. Nada melhor do que elas, para  levarem essa educação aos pais e às famílias”, destacou.

Conforme Zirke, quando se fala em meio ambiente, Guabiruba tem algo que poucas têm, que está em uma ponta de morro e não recebe lixo de ninguém, além de receber água potável das nascentes. “Mesmo assim precisamos fazer a nossa parte, cuidar da cidade e daquilo que produzimos aqui e as cidades na frente vão receber. Isso envolve esforços e a vontade da comunidade para fazer algo mais, no que se refere a separação do lixo reciclável”, avaliou. 

O presidente do Legislativo, Cristiano Kormann, agradeceu a todos pela participação e enalteceu a parceria das secretarias municipais envolvidas na ação. 

“Agradeço a todos que fizeram e ainda vão continuar a fazer isso tudo acontecer. Nada melhor do que conscientizar através da educação, junto às nossas escolas do município. Temos sim, que separar o lixo e descartá-lo corretamente, para que possamos deixar um lugar melhor para os nossos filhos no futuro”, frisou.

Para ele, a questão do lixo é um desafio muito grande para as cidades brasileiras. “Vemos muitas cidades com lixões a céu aberto e Guabiruba hoje já desfruta de um cenário um pouco mais favorável. O poder público já fez bastante a sua parte, com sistema de coleta, reciclagem, ecoponto, transbordo funcionando muito bem. Temos que fazer ainda o trabalho de conscientização na cidade para conscientizar as pessoas a destinar corretamente o lixo. O futuro da cidade agradece”, finalizou. 

A ideia da realização da campanha  partiu do vereador Ricardo José Schlindwein, que também participou da cerimônia de premiação. “É uma satisfação muito grande estar à frente deste trabalho coroando hoje os ganhadores do concurso Recicla Guabiruba. Todo esse trabalho vai ter um resultado positivo daqui para a frente. Queremos realmente que as pessoas se conscientizem, façam a reciclagem, utilizem o ecoponto, entre outras ações para destinar o lixo ao seu devido lugar”, comentou. 

Os premiados 

Para Vera Lucia Schefer e Adilson José Schefer, pais de Marceli Schefer, ter a filha premiada no concurso é um grande orgulho. “Ficamos muito orgulhosos pelo resultado do concurso, depois de tudo que ela passou. Nossa filha parou os estudos por causa de uma depressão e agora optou em fazer a Educação de Jovens e Adultos (EJA). É gratificante o resultado. Ela se esforçou bastante e pra gente é um grande orgulho”, conta a mãe. 

Marceli disse que fazer o vídeo foi muito legal e contou com o apoio dos professores. “A gente não sabia como fazer e a professora ajudou bastante. Estou muito feliz. Estou orgulhosa do meu esforço”, disse ela, que ganhou um smartphone. 

O concurso

O concurso Recicla Guabiruba foi realizado somente para os alunos que estudam em Guabiruba. A primeira etapa contou com a participação de 132 alunos inscritos. A segunda etapa contou com uma pré-seleção nas escolas dos alunos participantes, através de uma comissão julgadora. Essa comissão, por sua vez, foi formada por um professor da área de Língua Portuguesa, um professor da área de Arte e um terceiro membro convidado, em que foram selecionados três vídeos por categoria de cada escola, conforme o regulamento.

Já a terceira etapa ocorreu no dia 26 de outubro na Câmara de Vereadores, com a presença da comissão julgadora formada por um representante da Educação, professora e bióloga, Beatriz Pazzini; um representante do Meio Ambiente, engenheiro florestal, Rafael Systrem; do Núcleo Empresarial de Guabiruba, João Gustavo Zirke; da CDL, Luciano Eduardo; do Consórcio CIMVI, Marco Aurélio Fink; e dos patrocinadores, Reinaldo da Costa

Veja os vencedores: 

Categoria 1 – Alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental

Tema: Descarte correto do Lixo

1º Lugar, prêmio uma Bicicleta: Gustavo Westarb – Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein

2º lugar, prêmio 2 ingressos para o Beto Carrero: Angelis Sophia Nagel – Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli

 

Categoria 2 – Alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental

Tema: Compostagem

1º lugar: Willian Ferreira Evangelista – Escola Reunida Municipal Vadislau Schmitt

2º lugar: Alice Seubert Schlindwein – Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein

 

Categoria 3 – Alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental

Tema: 5 R da Reciclagem

1º lugar: Alana Schuwertner Dutra – Escola Básica Professor Arthur Wippel

2º lugar: Bruno Kistner – Escola Básica Professor Arthur Wippel

 

Categoria 4 – Alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental

Tema: Reciclagem de materiais perigosos e reciclagem de resíduos eletroeletrônicos

1º lugar: Sabrina Rieg – Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli

2º lugar: Dianara Ebele Cavichioli – Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein

 

Categoria 5 – 1º ao 3º do Ensino Médio e da EJA

Tema: História e a Legislação da Reciclagem, e quais os benefícios da reciclagem

1º Lugar: Marceli Schefer – EJA (Educação de Jovens e Adultos)

2º Lugar: Lucas da Cruz – Escola de Educação Básica Professor João Boos.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow