Crédito: Hamilton Júnior/Câmara de Guabiruba

De forma sucinta Waldemiro Dalbosco (PP) conduziu a sessão da câmara desta terça-feira, 13, em virtude da ausência da presidente da casa, Rosita Kohler (PP), que realizou uma cirurgia. A parlamentar deve estar de volta já na próxima reunião do legislativo.

Dentre os assuntos tratados pelos cinco parlamentares que usaram a tribuna, estava a necessidade de pavimentação e restauração de diversas vias da cidade, a padronização das calçadas e a necessidade de conscientizar a população sobre a destinação correta do lixo e a utilização de materiais recicláveis.

Harri Westarb Neto (DEM) ressaltou os pedidos de suas indicações solicitando melhorias na pavimentação de lajotas da rua Sebastião Boos e também a pintura do meio-fio em amarelo em um trecho da rua José Dirschnabel para proibir estacionamentos em um dos lados da via, atendendo solicitações da comunidade.

- Publicidade i -

Godo também comentou a aprovação de uma Moção de Congratulações destinada à carateca guabirubense Júlia Maiara dos Santos, pela conquista de uma medalha de ouro na edição deste ano dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

O vereador Valdeci Gomes Ferreira (PP) comentou sobre algumas solicitações de instalações de lixeiras na cidade, segundo o parlamentar isso só não resolveria o problema, seria necessário um grande processo de conscientização por parte da comunidade. “Hoje pode colocar lixeira na Guabiruba toda mas se não tiver apoio dos empresários e comunidade não vai resolver”, afirmou o parlamentar.

Boiadeiro também descreveu sua rotina como funcionário público responsável pela supervisão das roçadas no município relatando a quantidade de lixo como plástico, garrafas long neck de cerveja e fezes de animais são jogados em vias públicas e calçadas.

Waldemiro Dalbosco salientou que é necessário trabalhar na conscientização da população pois, segundo o parlamentar, de nada adiante o poder público municipal desenvolver programas e atividades de a população não estiver consciente de suas obrigações. “O que falta realmente é a conscientização. A dez anos atrás fizemos audiências com os moradores da Guabiruba Sul sobre as calçadas, o prefeito da época, Orides Kormann, fez um decreto para a instalações e padronizações destas calçadas. Me parece que agora está indo mas foi pedido há dez anos. E nós estamos falando do Centro da cidade”, salientou Dalbosco.

Perigo em duas rodas

Felipe Eilert dos Santos (PT) comentou sobre a reportagem da última edição do jornal Guabiruba Zeitung que trata sobre os números de acidente com motocicletas no município. A reportagem inspirou Eilert a fazer uma indicação junto à GBTRAN para que em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros elabore e forneça um relatório completo dos acidentes de trânsito em Guabiruba, durante os últimos 12 meses, bem como os locais e possíveis causas dos mesmos.

O parlamentar também ressaltou a importância da conscientização porque certamente muitos dos acidentes ocorridos são evitáveis.
Haliton Kormann (MDB) entre os vários temas destacados em seu pronunciamento um teve destaque, o parlamentar solicitou o envio de uma Moção de Repúdio a todo bancada catarinense no Congresso Nacional, mostrando a indignação dos vereadores com relação a possibilidade do aumento de verbas para o Fundo Partidário.

Ordem do dia
Os parlamentares baixou para a Comissão de Finanças e Orçamento o Processo n. PCP 19/00279913, que trata da Prestação de Contas do Prefeito referente em exercício de 2018;

Foi aprovado por unanimidade Moção de Congratulações nº 11/2019, dos senhores vereadores, destinada à atleta do karatê Júlia Maiara dos Santos por ter conquistado a medalha de ouro no 32º Campeonato dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, realizado em Rio do Sul no dia 19 de julho de 2019.

Também foi aprovado em plenário o requerimento nº 08/2019 do Vereador Jaime Luiz Nuss (MDB), solicitando às Secretarias de Assistência Social e Administração e Finanças, com a finalidade de fornecer cópias dos empenhos e notas fiscais consignados a partir de janeiro de 2013 a agosto de 2019, referente aos pagamentos efetuados pela Prefeitura Municipal, com a relação dos nomes das pessoas sepultadas e funerárias envolvidas com a prestação dos serviços.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow