Na noite de terça-feira (5), em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Guabiruba, o parlamentar Ronaldo Kohler (MDB) aproveitou o uso da tribuna para comentar sobre as cobranças que tem recebido da população em relação à paralisação das obras da E.E.B. João Boos. O vereador disse que todos os parlamentares estão empenhados em resolver o problema há vários anos. “Esperamos que isso não fique do jeito que está. Peço ajuda dos colegas vereadores para que o mais breve possível possamos resolver”, ressaltou.
Wagner Fischer Westarb (MDB), também usou seu tempo para comentar sobre a escola João Boos. “Vimos a tristeza dos funcionários, professores e gestão. No que depender da gente, acredito que toda a Casa esteja empenhada em tentar resolver e finalizar essa obra tão aguardada por tanto tempo”, completou.
O presidente Cristiano Kormann (Progressistas) também comentou a paralisação das obras de reforma da escola. “Acabamos sendo vítimas de um planejamento mal feito, de projeto mal feito. A diferença das outras vezes é que a obra começou. Infelizmente fomos usados politicamente diante de um tema que consideramos tão importante que é a educação dos nossos adolescentes”, ressaltou.
Outros assuntos
Waldemiro Dalbosco (Progressistas) usou do seu tempo à tribuna para falar das eleições deste ano. O parlamentar sugere que as pessoas se atentem que os cargos políticos de senador, deputados federal e estadual são tão importantes quanto os de governador e presidente. “Vejo a preocupação na nossa região, muito justa, muito válida, das entidades de classe na questão da falta de representatividade tanto no legislativo estadual quanto federal, da nossa região”, comentou.
Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) comentou sobre a audiência pública realizada em Blumenau na semana passada, que discutiu a alteração de categoria do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Estiveram presentes alguns dos vereadores guabirubenses, prefeito e vice-prefeito e cerca de 40 proprietários de imóveis localizados em Guabiruba e que foram incorporados ao parque. O tema também foi abordado pelo presidente da Casa que frisou que espera que não seja apenas um oportunismo político em ano eleitoral.
Indicações
O vereador Ronaldo comentou suas indicações que ainda não foram atendidas, como a roçada da rua Alois Erthal. O parlamentar também frisou a necessidade do aumento de efetivo da polícia militar, que deve ser cobrado por todos os vereadores.
Ele também sugeriu à GBTran a instalação de uma placa de trânsito indicando que um trecho da Grünerwinkel não tem saída. O relato do parlamentar é de que ocorreu a destruição da fiação de comunicações quando um caminhão aparentemente perdido, entrou até certa distância, na segunda-feira (4). Ele ainda fez a indicação verbal solicitada por moradores da rua Alberto Wippel, no Aymoré, para que seja feito areiamento e patrolamento.
Jair Francisco Kohler (Progressistas) solicitou a implantação de ciclovia na rua José Fischer, bairro Centro, no trajeto que compreende o ginásio de esportes até o semáforo. O vereador também pediu que seja providenciada a manutenção da rua Franz Kohler.
Matéria do Executivo
Os parlamentares aprovaram com oito votos favoráveis e um contrário (por engano do vereador Alexandre Felipe Pereira), o pedido de Regime de Urgência do Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 13/2022 do Executivo, que “Institui no município de Guabiruba a política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva”. O projeto vai ser analisado pelos vereadores que devem deliberar sobre o PLO na próxima sessão ordinária.
A próxima sessão ordinária está marcada para 12 de julho, às 19h.