O tradicional Encontro Municipal de Mulheres de Guabiruba chegou a sua 18ª edição nesta quarta-feira (24) no Salão São Cristóvão, bairro Aymoré. Com 315 inscritas, o número é bem maior do que os 68 registrados em 1997, quando foi realizado o primeiro encontro.
Além do público, a programação do evento tem se aprimorado a cada ano e conquistado a fidelidade das participantes. Com palestras sobre comportamento, feira de produtos artesanais e dinâmicas, o evento embalou a manhã e a tarde das mulheres presentes. “É a segunda vez que participo, e de novo eu gostei muito. Agora eu estou participando de bastante coisas. Se Deus quiser vou vir no próximo”, diz Ivone Schlindwein, 69, moradora da Guabiruba Sul.
A psicóloga e pedagoga Clarisse Leal abriu a programação com a palestra “Cabeça, Coração e Coragem”, em que abordou diversos assuntos que giram em torno do comportamento feminino. Antes do delicioso almoço, o coro Louvores para Cristo, das mulheres da comunidade Adventista Lageado Baixo, embalou o salão com lindas canções sobre amizade e fé.
Após o almoço, a dinâmica do evento seguiu com apresentação musical das alunas da oficina de Prática em Conjunto da Fundação Cultural de Guabiruba. E também foi exibido às participantes a produção agrícola de aquaponia, além da interações com a educadora física da Secretaria de Saúde, Eduarda Schweigert. Encerrando a programação, a Rede Feminina de Combate ao Câncer divulgou suas atividades.
O evento contou com participação do prefeito Valmir Zirke, do vice-prefeito Cledson Kormann, da primeira-dama Wiliane Zirke, do secretário de Agricultura Beto Lageado, da gerente da Epagri de Florianópolis Adriana Tomazi, da gerente regional da Cresol Vanessa Oliveira e da coordenadora do evento e responsável pela Epagri em Guabiruba, Adalgisa Berger Belotto.