Imagem: Ilustrativa

 

O Observatório Social de Brusque (OBS Brusque), que contempla os municípios de Guabiruba e Botuverá, divulgou o diagnóstico preliminar referente à situação de segurança viária e acessibilidade nas áreas de entorno das escolas municipais, das cidades de Brusque e Guabiruba

O estudo foi desenvolvido em parceria com o Centro Universitário de Brusque (Unifebe), por meio do Programa Cidadania Participativa, e tem como objetivo contribuir para o constante processo de aprimoramento do planejamento urbanístico de ambos os municípios.

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A coleta de dados foi realizada pelos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, abrangendo 60 estabelecimentos públicos municipais de ensino. Os estudantes verificaram questões como: pavimentação da via de acesso à escola, faixas de pedestre, sinalização de limite de velocidade, calçadas, piso tátil e paradas de ônibus.

O levantamento utilizou como parâmetros para análise o Código de Trânsito Brasileiro, a legislação urbanística e normativas/manuais sobre acessibilidade. “Importante ressaltar que as inconformidades detectadas não caracterizam necessariamente, qualquer irregularidade, apenas constatam situações pontuais que, salvo melhor juízo, merecem uma análise criteriosa dentro do contexto do planejamento urbanístico da cidade”, destaca o presidente do OSB Brusque, Claudemir Marcolla.

Brusque

Dentre as principais sugestões apresentadas pelos acadêmicos para o melhoramento da situação encontrada, destacam-se: a ampliação da sinalização de trânsito, a implantação de lombadas físicas e/ou faixas elevadas e faixas de pedestre, a adequação dos quesitos relacionados a pavimentação e acessibilidade das calçadas, a disposição de vagas de estacionamento para PCD e a implantação de novos pontos de ônibus e adequação dos abrigos dos pontos existentes.

Guabiruba

As principais sugestões apresentadas pelos acadêmicos para o melhoramento da situação encontrada em Guabiruba são: a ampliação da sinalização de trânsito, a adequação dos quesitos relacionados a pavimentação e acessibilidade das calçadas, a implantação de novos pontos de ônibus e adequação dos abrigos dos pontos existentes e a criação de vagas exclusivas para embarque e desembarque nas proximidades das escolas.

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