Os estudantes de Guabiruba Tiago Adilso Pedrini (ouro) e Vinicius Renan Ebele Selva (bronze) foram premiados na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas – OBMEP. A cerimônia foi realizada na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, nesta quinta-feira (7).
Nesta edição da Olimpíada, Tiago vai receber a medalha de Ouro. Por enquanto, ele recebeu apenas o certificado, pois vai participar de um evento especial de premiação no início de 2023, ainda sem data divulgada. O ex-aluno da E.E.B Professor João Boos já foi premiado duas outras vezes no evento, com medalhas bronze (2016 e 2019) e menção honrosa (2018).
“Fiquei bem feliz quando recebi ouro, ainda mais que fiquei em top #25 do país, já que 400 ganham ouro”, comemora.
O estudante, que se formou no Ensino Médio no ano passado, conta que se arrepende de ter começado tarde a estudar matemática. “Essa vai ser minha última vez fazendo a OBMEP”, explica ele, que até este semestre cursava Matemática pela Uniasselvi e aguarda resposta do pedido de transferência para a UFSC de Blumenau.
Tiago diz que desde o Ensino Fundamental sempre teve facilidade com a matemática e participou da Olimpíada pela primeira vez no sexto ano. “Foi tipo um tapa na cara para eu cair na real, porque não era eu que era bom, eram os assuntos da escola que eram “fáceis”. Estudei matemática um pouco mais e no 7° ano consegui bronze, mas comecei a me desleixar um pouco mais no 8° ano e não consegui nada, até porque a dificuldade subiu para o nível 2. E no 9° ano consegui então menção honrosa. Comecei a levar matemática um pouco mais a sério e no 1° ano do Ensino Médio consegui bronze. Depois daquela prova decidi que ia chegar ao ouro, não importava o que acontecesse”, relata ele, que pretende dar aulas de matemática no futuro.
Os pais do estudante, Maria e Adilso Pedrini, são só orgulho com as conquistas do filho. “Estamos transbordando de alegria”, ressalta a mãe.
Bronze
Vinicius, que recebeu medalha de bronze nesta edição da Olimpíada, frequenta o 8º ano na Escola B.M. Profª Anna Othília Schlindwein,
A unidade escolar parabenizou o estudante e o seu professor de Matemática, Eurípedes Eduardo Costa de Castro em suas redes sociais. Os pais, Carlos Sidinei e Daniela, também foram parabenizados pelo “incentivo, compromisso e participação, junto a construção do conhecimento do seu filho”.