O retorno do projeto de sensibilização turística e sustentabilidade, promovido pelas Secretaria de Turismo e Educação de Guabiruba, novamente levou os alunos dos quartos anos de todas as escolas a conhecerem atrativos turísticos de Guabiruba.
No mês de outubro os alunos poderão participar do concurso “Traços do Meu Vale Europeu”, organizado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), através da representação em forma de desenho do “atrativo favorito” relacionado ao passeio pelos pontos turísticos em Guabiruba.
Conforme a coordenadora dos anos inicias, Raquel Regina Boos, o passeio agrega no conhecimento dos alunos. “É a oportunidade que os alunos e professores tem para conhecer os pontos turísticos da nossa cidade e valorizar a cultura alemã e italiana”, considera.
As crianças, acompanhadas pela guia de turismo, habilitada pelo Ministério do Turismo, Bianca Lemos Assis, iniciaram o passeio pela Pelznickelplatz, depois visitaram a Mini-Cidade, o Museu Ítalo-Guabirubense Sacristão Fransceco Celva, a Capela Imaculada Conceição e por último o atrativo turístico recentemente inaugurado, o Mirante Nonno Vicente Stedile.
“Os alunos perceberam que Guabiruba possui diversos atrativos turísticos que encantam, que contam a história da cidade e também fazem parte da cultura e do folclore guabirubense. Eles aprendem que através do lazer, o turismo é história, cultura e desenvolvimento econômico para todos os municípios do Vale Europeu”, comenta Bianca, que também é servidora na Secretaria de Turismo.
No último dia do tour, a Secretaria de Educação, em nome das escolas, alunos, professores e colaboradores, entregou uma lembrança aos senhores Francisco Schafer e Amarildo Celva através da secretária de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Letícia Fischer. O gesto se deu em agradecimento pela disposição e pela excelente receptividade dada aos alunos em quatros dias de passeio, atendendo a 352 crianças.