Diversos itens da decoração de Páscoa instalada por moradores, na Praça Yvonne Erthal Schlindwein e na ponte Siegmund Kohler, no centro de Guabiruba, foram furtados ou danificados. 

Os itens foram colocados no sábado, 11 de março, e já na segunda-feira (13) a comunidade notou o furto e o vandalismo no local. “Foram levados diversas partes da decoração, na ponte por exemplo, cada vaso tem orelhas do coelho, que estão faltando em seis vasos, dos 10 instalados”, conta a moradora, Rute Maria Schlindwein. 

- Publicidade i -

De acordo com ela, também foram furtadas cenouras e ovinhos de minions da Osterbaum em grande quantidade. “Teve também  o furto de três  coelhos de pelúcia que estavam no parquinho das crianças, que fica na praça. No domingo destruíram uma cenoura na própria pracinha”, detalha.   

Para Rute a situação é inaceitável. “Nós trabalhamos algum tempo para fazer tudo isso. Decorar os espaços demanda criatividade, disponibilidade e cooperação. Não é uma coisa que se compra, vai ali e coloca. Geralmente são itens produzidos por nós. Tentamos gastar o menos possível, usando produtos reciclados. Deixamos a praça alegre para as crianças, bonita e limpa para a cidade e infelizmente nos deparamos com essa situação. Furto é uma coisa, agora vandalismo, é algo inaceitável”, frisa. 

A moradora destaca que Guabiruba tem fama de cidade organizada e de povo acolhedor, mas não é isso que está se mostrando, já que outras situações como essa ocorreram no local.

“Essa Páscoa não foi um caso isolado. Já tivemos flores arrancadas dos vasos da ponte e jogadas nas margens do rio. No Natal, chegaram ao cúmulo de tirar a roupa do Papai Noel. Nos sentimos desvalorizados, tristes com tudo isso. Mas seguimos firmes. Vamos continuar fazendo o que nos propomos, que é deixar a praça que leva o nome da minha mãe e a rua que leva o nome do meu avô, um lugar limpo, bonito e que dá gosto de visitar.  “O segredo não é correr atrás das borboletas, mas cuidar do seu jardim para que elas venham até você””, finaliza. 

Os casos não chegaram a ser registrados na Delegacia de Polícia Civil. 

   

Iniciativa pelo bem comum

A praça Yvonne Erthal Schlindwein foi inaugurada em 10 de junho de 2019 e em fevereiro de 2020 os moradores instalaram o primeiro enfeite. “Tudo começou com apenas uma arvorezinha de casquinhas no cercado, com a intenção de alegrar o espaço para as crianças. No início, éramos apenas quatro pessoas”, recorda Rute.

De acordo com ela, logo a brincadeira tomou outro rumo e em outubro do mesmo ano os moradores resolveram decorar a ponte com vasos de flores e palavras de otimismo, escritas em português e alemão.

“E assim prosseguimos. Sempre enfeitamos a praça no Natal e na Páscoa.   Também a ponte e a extensão da rua com um jardim de hemerocallis, agapantos e lírios da paz”, detalha.

Rute explica, que atualmente participam das ações de decoração descendentes da família Erthal e os moradores da Rua Alois Erthal, tanto na concepção e instalação, quanto no investimento com os itens. “Também mantemos a praça  e a  rua sempre limpas e organizadas. Todos colaboram de alguma forma. Alguns financeiramente, outros na limpeza e manutenção”, finaliza.

     

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow