A Associação Hospitalar de Guabiruba promove desde sexta-feira (17) uma ação de mobilização social com abaixo-assinado, para apresentar aos governos estadual e federal o pedido de construção de uma nova unidade hospitalar na cidade.
De acordo com o vice-presidente da associação, José Carlos Rieg, o movimento tem o objetivo de sensibilizar o poder público. “A ideia é ganhar força e criar uma frente junto aos parlamentares”, ressalta.
Com pouco mais de 600 assinaturas até o fechamento desta matéria, o vice-presidente conta que espera que cerca de 3 mil pessoas assinem a petição cadastrada e disponível para adesão on-line no endereço: https://peticaopublica.com.br/?pi=BR130148
Ainda não existe um prazo para fechamento da petição.
Segundo ele, essa ação não tem relação com o pedido da Prefeitura para que o Hospital Azambuja assuma a instituição em Guabiruba.
O vice-presidente acredita que com uma nova unidade, haja implantação de melhorias, como centro cirúrgico, sala de exames (raio x, ultrassom), especialidades, e, também, ampliação de mais serviços sob demanda.
A Unidade
Fundada em 12 de fevereiro de 1980 e localizada no centro, a Associação Hospitalar de Guabiruba, é caracterizada por entidade sem fins lucrativos e é mantida por meio de repasse mensal pela Prefeitura e por meio de ações sociais e doações. O serviço é prestado 12 horas diárias e é realizado todos os dias.
Na unidade, atualmente são realizados exames básicos. “Isso limita o diagnóstico e necessita a transferência (de pacientes) para a cidade vizinha”, relata o vice-presidente.
No ano passado, foram realizados cerca de 21 mil atendimentos, com uma média mensal de mais de 1,7 mil pacientes.