Fotos: Divulgação

Em uma ação inédita na região, a organização do evento de empreendedorismo feminino Conecta Elas e os alunos da Educação Infantil do Sesc realizaram na manhã desta terça-feira (4), o plantio de árvores nativas no estacionamento da instituição, no centro de Brusque. A iniciativa contou com apoio da empresa Neutraliza e teve como objetivo a compensação das emissões de carbono durante a realização do Conecta Elas, em 20 de março deste ano. Nesta edição, o evento reuniu mais de 50 mulheres no Clube Guarani e teve como tema Gestão do Tempo e Independência Financeira.

Promovido pelas empresas Amplitude Comunicação e Renovo Consult, o Conecta Elas tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres da região. “Somos quatro mulheres que querem fazer a diferença na vida de outras mulheres, do nosso entorno e também do planeta, pois acreditamos que a sustentabilidade deve ser uma pauta constante e se cada um fizer a sua parte, mesmo em pequenas ações – como foi o plantio destas árvores, o mundo será um lugar muito melhor para a nossa e para as futuras gerações. Esperamos ser exemplo para outros eventos da região, para que cada vez mais pessoas tenham esse olhar para o meio ambiente”, destaca a empresária Thayse Helena Machado, uma das organizadoras.

A também organizadora, empresária Mariane Compri, concorda. De acordo com ela, a escolha do Sesc para ser parceiro no plantio das árvores levou em conta a preocupação da escola com o meio ambiente. “A região da Beira Rio em frente ao Sesc é a mais arborizada da cidade e a própria instituição prioriza a pauta ambiental na educação dos alunos, por meio de projetos que fomentam a sustentabilidade com as crianças. Quando a empresa Neutraliza perguntou onde gostaríamos de plantar as árvores, foi a primeira instituição que lembramos. Ficamos muito felizes e agradecidas com essa parceria”, ressalta.

- Publicidade i -

Evento carbono neutro e o cálculo para o plantio

Por meio de um relatório preenchido por todas as participantes do evento, com informações como: o meio de transporte e a distância percorrida até o local, análise da iluminação e pesagem do lixo gerado, a empresa Neutraliza realizou o laudo referente a emissão dos gases de efeito estufa gerados no Conecta Elas, sendo necessária a compensação por meio de 0,14 toneladas de carbono, que equivale ao plantio de sete árvores. As espécies escolhidas para o plantio no Sesc foram Pata de Vaca, Manacá e Sibipiruna.

“Toda atividade humana é potencial emissora de gases de efeito estufa, os quais são responsáveis pela alteração climática em escala global. Ao entender o impacto que um evento pode gerar no ambiente, damos o primeiro passo para que seja possível realizar ações efetivas de mitigação e compensação desses impactos. E ao compensar as emissões, minimizamos o impacto da nossa atividade e demonstramos que o esforço para um mundo mais sustentável começa por nós, para então tornar-se coletivo. Pertencer a um mundo mais sustentável é a nossa missão”, explica a engenheira florestal e doutora em Manejo Florestal Damáris Gonçalves Padilha, que é sócia da Neutraliza.

O plantio das árvores no Sesc

A manhã ensolarada de terça-feira foi perfeita para que as crianças pudessem auxiliar no plantio das árvores. A estudante Alana Valerio Hentz, 5 anos, faz parte da “Turma da Pitangueira” da professora Ana Quaiato e se divertiu colocando terra sobre a muda, que daqui há alguns anos fará sombra para as brincadeiras no parque da escola. “Eu já plantei cebolinha na minha casa”, conta ela. “As minhas plantinhas estão no jardim da minha casa, mas ainda não estão na terra e sim em um baldinho. Gostei de plantar árvore na escola”, emenda a colega Ana Carolina Marcis (5).

Para o plantio, o responsável pela manutenção do Sesc, Antônio Luiz da Silva, foi quem auxiliou as crianças. “Eu gosto muito da natureza e de mexer com a terra. É muito importante plantar novas árvores, sem arrancar outras. No futuro isso vai servir para os nossos netos, que poderão conferir o crescimento dessas árvores. “A gente se vai”, mas as árvores ficam”, ressalta ele, que desde criança trabalhou com os pais na agricultura.

Para a técnica de atividades da Educação Infantil do Sesc de Brusque, Charlene Rosa, foi um prazer realizar a parceria com o evento Conecta Elas. “Acreditamos que a implantação de elementos naturais, como o plantio das árvores, possibilitam a realização de atividades pedagógicas fora da sala de aula, proporcionando ampliar o tempo das crianças em atividades ao ar livre e permitir a investigação e a exploração de elementos naturais. O evento nos proporcionou uma aula prática de cuidado com o meio ambiente e da importância da preservação. Nossos alunos tiveram a oportunidade de aprender que estamos inseridos na natureza e compreender que não estamos separados dela, mas que somos sim uma parte da mesma, e que, portanto, devemos desempenhar cada qual o seu papel neste contexto de preservação”, destaca.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns Amplitude Comunicação e Renovo Consult pela iniciativa…se todos pensarmos no meio ambiente e por consequência no próximo, teremos uma mundo melhor e saudável.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow