Na noite desta segunda-feira (24), 30 famílias receberam as matrículas de posse dos seus terrenos por meio do Programa Lar Legal. A solenidade de entrega foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Guabiruba e contou com a presença de autoridades como o Prefeito Valmir Zirke, vereadores Ricardo Schlindwein e Simone Fischer, o juiz da Comarca de Brusque, Botuverá e Guabiruba Frederico Siegel e de Leonardo Maestri, advogado da empresa responsável pelo processo do Programa Lar Legal, além da Secretária de Assistência Social, Habitação e Emprego, Neide Hort.
O Programa Lar Legal, que existe há 20 anos, é uma iniciativa do tribunal de justiça de Santa Catarina em parceria com o Ministério Público e as prefeituras. O programa visa entregar os títulos de propriedade já consolidados pelo tempo, de forma a dar proteção legal ao cidadão, os quais possuem apenas o reconhecimento formal de sua posse. Essa ação permite que o poder público proporcione condições dignas de moradia refletindo diretamente na qualidade de vida das pessoas que ali residem. Em Guabiruba, participaram do processo de escritura os loteamentos do bairros Lageado Baixo, com as ruas Bernardo Vogel e Reinaldo Martins e bairro São Pedro, com a rua Anita Garibaldi.
Durante a solenidade, a secretária de Assistência Social, Habitação e Emprego, Neide Hort, mostrou sua felicidade e satisfação com a entrega das escrituras. “Esta é uma boa notícia para todos nós, para as famílias beneficiadas e a administração municipal, neste ato, podendo entregar este documento tão importante, que representa dignidade e segurança para estas famílias, além da valorização de seus imóveis”, afirma.