Tudo pronto para a 10ª edição do Festival Nacional da Cuca, que ocorrerá no próximo final de semana, dias 8 e 9 de julho. O evento organizado pelo Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) tem a parceria da Prefeitura de Brusque, através da secretaria de Turismo. Durante o evento também será realizado o concurso “Resgatando a tradição da Cuca Alemã”, com o objetivo de estimular, valorizar e aprimorar esta cultura gastronômica. Mais de 30 participantes já foram selecionados e terão o desafio de produzir no local a melhor receita de cuca, contemplando um ou mais dos quatro sabores definidos pelo edital: banana, coco, queijinho e abacaxi.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias, Emily Dognini, a expectativa é que mais de 20 mil pessoas prestigiem o evento. “Estamos todos ansiosos por esta realização. Vale destacar que o estacionamento e a entrada são gratuitas e haverá atração para toda a família, com parque, artesanato, café colonial e venda de cucas”, comenta.
Além disso, uma parceria do Sesc com a empresa Morisa, estará oferecendo a oficina de produção de cucas para as crianças. O serviço acontecerá mediante agendamento no local, ao valor de R$ 10 por participação. Por fim, bandas alemãs estão confirmadas e animarão o evento.
Aula show
No domingo, às 13h, acontecerá a aula show com o premiado chef de cozinha e apresentador, Carlos Bertolazzi. Já presente em edições anteriores do Festival Nacional da Cuca, ele retorna ao evento, para compartilhar conhecimentos gastronômicos.
Encerramento e premiação
O encerramento do Festival será no domingo, às 18h, com o resultado do concurso “Resgatando a tradição da Cuca Alemã”. Serão premiadas as receitas que se destacarem nos critérios previstos no edital: aparência, sabor, criatividade, viabilidade comercial e riqueza dos produtos, consistência da massa, ponto da massa, equilíbrio de recheio e higiene pessoal (avental, unhas, cabelos, bancadas).