Hoje, 25 de novembro, é o Dia Internacional da Não-Violência contra Mulheres e Meninas. Em Guabiruba, é realizada uma ação de conscientização pela Assistência Social, Habitação e Emprego.
De acordo com a secretária, Neide Luzeti Hort, ao longo do dia serão distribuídos folderes para a população com conteúdo explicativo sobre os tipos de violência e informações sobre ajuda e denúncia.
A secretária alerta que está na hora de se pensar em políticas de enfrentamento à violência contra mulher, porque é dever do estado e importante demanda da sociedade enfrentar todas as formas de violência contra mulheres.
Segundo Hort, deve-se também olhar a violência nas instituições e no interior dos lares. “Todos os dias lemos, ouvimos, vemos e até vivenciamos situações extremas de violência contra mulheres e meninas, mas o que de fato podemos fazer para mudar essa realidade?”, questiona.
Atualmente, a cidade conta com duas equipes de proteção especial de média complexidade, com quatro profissionais: duas assistentes sociais e duas psicólogas.”Essas equipes trabalham objetivando garantir o direito, bem como no empoderamento dessas mulheres, para que possam sair desse ciclo de violência”, esclarece Hort.
“A Secretaria de Assistência Social de Guabiruba vem engajada no trabalho de prevenção e combate a violência contra mulheres e meninas, e realiza todo suporte com orientações e atendimentos que se fizerem necessários às vítimas”, finaliza.