Durante a sessão do Legislativo desta semana, a vereadora Maria Simone Fischer (MDB), usou a tribuna para falar sobre o Outubro Rosa. A Câmara guabirubense aderiu a campanha, por meio de uma decoração especial na Casa, com iluminação e outros elementos no hall e no plenário.
A parlamentar contou que teve um caso de câncer de mama na família e em 2003 perdeu uma irmã para a doença. Segundo ela, a perda de um familiar para o câncer é algo que sempre vai ter na memória e que serve para despertar a atenção para a valorização que precisamos ter para com a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
“Temos funcionárias que trabalham na Secretaria de Educação, que recém terminaram as sessões de quimio e radioterapia e que são verdadeiras heroínas nessa luta contra o câncer de mama”, completa.
Para a parlamentar, quando ocorre a perda do ente para a doença, é importante todo apoio e força que se possa receber, tanto da família quanto dos amigos e de pessoas que defendem a causa.
Simone ressalta ainda, que por mais que o tempo tenha passado, até hoje ela e a família lembram muito do que a irmã passou e por este motivo não tem se envolvido diretamente com a Rede Feminina.
Segundo a vereadora, em 2003 não havia apoio psicológico para os familiares como é feito hoje. “O choque naquela época era bem maior. Ninguém nunca vai estar preparado o suficiente para perder alguém, mas eu lembro dos meus pais e de como eles ficaram depois da perda da minha irmã. Um pai não está preparado para perder um filho, não é a lei da natureza. Quando um pai tem de enterrar um filho, isso é muito dolorido, e todos os familiares sofrem junto”, finaliza emocionada.
Recicla Guabiruba
Durante a sessão, o vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas), destacou a campanha Recicla Guabiruba – parceria entre o Executivo e Legislativo. O vereador contou que alguns membros da Casa juntamente com o prefeito, vice-prefeito e secretário do Meio Ambiente, visitaram o parque Girassol em Timbó, que é o aterro sanitário que trabalha a educação ambiental e a implantação de ações que integram a conscientização ambiental e a gestão de resíduos.
O assunto também foi comentado pelo vereador Ricardo José Schlindwein (Progressistas), que destacou a presença do prefeito de Gaspar, dos colegas vereadores, secretários municipais e diretores de escolas, no lançamento da campanha.
O parlamentar já comemora o êxito da campanha, que segundo ele, partiu de uma conversa com a população que o procurou questionando sobre uma possível campanha de conscientização em relação ao lixo de Guabiruba. O vereador conta que ao conversar com o presidente da Casa, Cristiano Kormann (Progressistas), a ideia foi amadurecida e colocada em discussão para ser colocada em prática. “É uma necessidade presente e já pensando no futuro da nossa cidade em relação à preservação”, relata.
Praça de Pedágio
No retorno após licença em favor do suplente Paulo Schaefer (Progressistas), o vereador Jair Francisco Kohler (Progressistas), usou da tribuna para falar das suas indicações, sobre segurança pública e também sobre a possível instalação de uma praça de pedágio na Rodovia Antônio Heill (SC-486). O parlamentar comentou sobre a realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Brusque e afirmou que é contra essa concessão.
“Essa rodovia foi finalizada há pouco tempo e vamos entregar de graça para uma empresa? Quantos anos ela (empresa) vai embolsar dinheiro? Por que não fizeram a praça antes? Lamentamos isso, espero que não saia do papel”, afirma.
Kohler completa dizendo que os empresários de Guabiruba devem se manifestar contra essa situação.
Ordem do Dia
Na ordem do dia na mesma sessão, houve a deliberação sobre a Moção de Pesar número 19/2021 em favor da família do músico Sidinei Régis, aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes.
Também foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, e Obras e Serviços Públicos, o Projeto de Lei Ordinária nº 5/2021 de autoria da Mesa Diretora, que “Altera a Lei Nº 896, de 4 de dezembro de 2004, que denomina via pública municipal”.
Zeitung na tribuna
No início da sua fala na tribuna, a vereadora Simone comentou sobre o dia de São Francisco ( 4 de outubro), considerado o protetor dos animais. Falou também sobre a importância dos animais na sociedade. A parlamentar chamou a atenção para a necessidade de respeitar todos os animais e a natureza.
Simone também aproveitou a oportunidade e comentou sobre a reportagem feita pelo Guabiruba Zeitung sobre o nascimento de bezerros gêmeos, no Holstein. A parlamentar contou que quando pequena, no bairro São Pedro, seus pais trabalhavam numa fábrica e criavam alguns animais. Por isso, davam a ela a instrução para que quando houvesse algum nascimento, ela apartasse o bezerro da vaca. Certa vez, ela separou o bezerro e quando seu pai chegou mais tarde do trabalho, perguntou porque ela não havia feito. Simone então explicou que o animal poderia ter saído, mas quando foram ver o lugar em que ela havia deixado o bezerro, para surpresa de todos, ele ainda estava lá. Assim, descobriram que a vaca tinha criado bezerros gêmeos.
A próxima Sessão Ordinária da Câmara de Guabiruba está prevista para quarta-feira, 13 de outubro, em função do feriado de Dia da Criança e Nossa Senhora Aparecida.