O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque), que também atende os municípios de Guabiruba e Botuverá, reuniu a equipe de trabalho no mês de janeiro para alinhar as ações que serão realizadas ao longo do ano pela entidade.

Fundado em abril de 2011, o OSB Brusque é uma associação de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos, apartidária, destinada a promover a Cidadania, a Educação Fiscal e a incentivar a eficiência na Gestão Pública nas cidades em que atua.

- Publicidade i -

“Nossa equipe é constituída por voluntários, consultores e estagiários que monitoram o destino do dinheiro público por meio do acompanhamento de contratos e licitações, monitoramento de obras públicas e ações de Educação Fiscal e Cidadania. Essas são frentes que temos como objetivo fortalecer ainda mais no decorrer deste ano”, frisa o presidente, Claudemir Marcolla.

De acordo com ele, é importante lembrar sempre a missão que norteia o OSB Brusque, para que a comunidade compreenda e incentive o trabalho realizado. “A missão do Observatório é despertar o espírito de cidadania na sociedade, tornando-a proativa, e contribuir, significativamente, para conscientização dos direitos e deveres dos cidadãos e contribuintes, exercendo a vigilância na aplicação dos recursos públicos e no comportamento ético dos funcionários e gestores no âmbito municipal, através de ações que promovam a integridade e a transparência da gestão pública”, detalha.

Em 2022, todos os programas de educação fiscal e de cidadania do Observatório retornaram e alcançaram recordes de aplicação. Somando os projetos “Observador Social Mirim”, “Era Uma Vez, Uma Semente Do Bem” e “OAB vai à escola com o Observatório Social – um bate-papo cidadão”, cerca de 7 mil alunos de Brusque, Guabiruba e Botuverá foram beneficiados. A entidade monitorou ao longo do último ano, vinte obras públicas, que, juntas, somam mais de R$ 90 milhões em investimentos na região.

“Agora em 2023 queremos manter todos os projetos e programas que estão em andamentos e implementar/melhorar duas ações que ficaram prejudicadas por falta de pessoal no ano de 2022, que são o monitoramento das compras e contratos públicos e a geração de informações de interesse social referente aos recursos públicos”, destaca o diretor executivo, Evandro Carlos Gevaerd.

Para ele, o foco da entidade nos próximos meses será manter os programas de educação fiscal, de monitoramento de obras, monitoramento de gastos públicos e geração sistemática de compartilhamento de informações de interesse social sobre os recursos públicos.

Outra novidade para este ano, é que em abril o OSB Brusque elege nova diretoria. “Será um processo muito tranquilo e transparente, sempre visando o melhor para a entidade e para a região. A renovação é importante e tudo será pautado na continuidade e melhoria dos trabalhos”, antecipa Marcolla.

Reconhecimento

O mês de janeiro foi marcado pelo reconhecimento da entidade para a educação. O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) homenageou o OSB Brusque em evento solene realizado para comemorar os 50 anos de história da universidade comunitária. A solenidade, realizada na Sociedade Santos Dumont, em Brusque, reuniu autoridades governamentais, universitárias, estudantis e entidades representativas de diversos setores da sociedade, na terça-feira (24).

Foto: Taiana Eberle/ICC

“Ficamos muito felizes e honrados pela lembrança e reconhecimento da Unifebe, na pessoa da reitora Rosemari Glatz, que homenageou e reconheceu a importância do Observatório para a universidade e para a comunidade regional”, completa o presidente, Claudemir Marcolla.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow