Foto: Suellen Pereira/ Amplitude Comunicação

Com o objetivo de compartilhar boas práticas de gestão, os Observatórios Sociais de Brusque, Blumenau, Indaial, Pomerode, Timbó e o OSB SC organizaram e participaram nesta terça-feira, 8 de novembro, do 1º Seminário Regional dos Observatórios Sociais do Vale Europeu. O encontro aconteceu na Associação Empresarial de Blumenau e contou com o apoio da AMVE – Associação de Municípios do Vale Europeu.

O evento teve foco no aprimoramento das ações de controle social, gestão e monitoramento de obras públicas. A programação iniciou com mesa-redonda e bate-papo entre os participantes, que compartilharam boas práticas no desenvolvimento das atividades de seus Observatórios. O encerramento contou com a palestra do auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União de Santa Catarina, Jean Rene Gevaerd, que falou sobre Monitoramento de Obras Públicas.

Segundo o presidente do OSB SC, Alexsandro Shu, é muito importante que os observatórios locais se preparem e reúnam-se em regionais para difundir ainda mais o trabalho que é feito por cada um. “Desta forma, os Observatórios acabam ampliando e um fortalece o outro, inclusive com atuações em cidades menores, onde não há observatório, como é o caso do OSB Brusque, que atende também Guabiruba e Botuverá”, comenta.

- Publicidade i -

Shu ainda destaca a importância do compartilhamento das práticas para o fortalecimento da rede. “Entendemos que é muito importante essa união de esforços. Outro detalhe importante é que não precisamos ficar reinventando coisas, basta pegar processos que estão dando certo em alguma região e adaptar em outras. Não precisa reinventar coisas que já estão inventadas, basta só aplicar”, ressalta o presidente do OSB estadual.

A agente de controle interno da AMVE, Sabrina Furlani, parabenizou a iniciativa. “A união de esforços e o compartilhamento das boas práticas remete todo o nosso trabalho a um nível superior. Enobrece nossas ações e nos impulsionam ao cumprimento da missão de nossas instituições”, comenta.

A Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania do OSB Brusque, Priscila dos Santos Petermann, já aguarda as próximas edições do seminário. “Que em 2023 possamos melhorar ainda mais nosso evento e fortalecer os laços e a nossa caminhada enquanto organização da sociedade civil. Sempre tendo como principal premissa o uso eficiente dos recursos públicos, eu realmente acho que o evento veio para fortalecer e aprimorar muito o trabalho de cada um dos nossos Observatórios do Vale Europeu. A troca de experiências e boas práticas só tende a engrandecer o trabalho de cada um”, afirma.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow