Assunto na sessão do dia 9 de novembro, os pronunciamentos acerca do trânsito de Guabiruba voltaram à tribuna da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (16) com a parlamentar Maria Simone Fischer (MDB). Ela declarou que algo ainda precisa ser pensado em relação ao excesso de velocidade. Simone conclui que não deve ser a única vereadora procurada pela população dos mais diversos bairros sobre o mesmo assunto.
A parlamentar citou a reportagem publicada no portal de notícias do Zeitung, que atendeu ao pedido de um morador na localidade da rua São Pedro, que sugeriu à prefeitura, a implantação de lombadas próximo a rua Holstein nos dois sentidos.
A parlamentar, que tem sua residência na rua São Pedro, exibiu vídeos do sistema de vigilância particular, de situações que acredita serem facilmente resolvidas com prudência, tanto de condutores de automóveis e motociclistas, como também de ciclistas.
Citando o comandante da Polícia Militar, sargento Murilo Wilke, presente na sessão, Simone falou que o trecho inaugurado em 2017 na rua São Pedro, constantemente tem carros estacionados na ciclofaixa e ciclistas circulando nos locais de estacionamento. “Com a retomada das aulas e crianças circulando, precisamos de um pouco mais de educação para o trânsito”, conclui Fischer.
Haliton Kormann (MDB), também discorreu sobre o trânsito. Como motorista há cerca de 20 anos, o parlamentar acredita que todos os acidentes são resultado de imprudência. Sugere que seja contratado um especialista em trânsito para avaliar a malha viária guabirubense, para que sejam instaladas lombadas em lugares estratégicos, para evitar a instalação demasiada dos redutores de velocidade.
Para o sargento Wilke, o trânsito em Guabiruba é bastante deficiente na questão da educação. “Infelizmente o nosso munícipe carece de conscientização, de obedecer a legislação. Até o final do mês de outubro, nós tivemos mais de 2300 veículos autuados. A maioria é por falta de atenção e desrespeito a legislação. A maior parte dos acidentes de trânsito do município, que não deveriam ser acidentes, são imprudências. Isso tudo (educação e conscientização) deve vir do condutor para resguardar a vida humana”, concluiu o comandante.
Preservação da cultura
Jair Francisco Kohler (Progressistas) destacou a contratação de professores pela Fundação Cultural para o ensino de língua alemã para a comunidade. “Nós temos que preservar a nossa tradição da língua alemã. Meu filho fala pouco (alemão), mas eu sempre peço em casa para ele participar das conversas”, concluiu.
Assim como Jair Kohler, o parlamentar Ronaldo Kohler (MDB), também comentou sobre o ensino da língua alemã na cidade. “Não deixo de falar alemão em casa com os pais, e tentamos ensinar os filhos, e agora com aulas, isso vai restaurar a nossa cultura, assim como espero ter de língua italiana”, finaliza.
Ordem do Dia
– Foi aprovado em primeira votação do Projeto de Decreto nº 2/2021 de autoria da Mesa Diretora, que “Aprova a prestação de contas do município de Guabiruba, referente ao exercício financeiro de 2020”.
– Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Obras e Serviços Públicos o Projeto de Lei Ordinária nº 6/2021 de autoria da Mesa Diretora, que “Denomina via pública municipal”.
A próxima sessão está marcada para o dia 23 de novembro.