Há muitas maneiras de comemorar o Natal e significar a data. Para muitas pessoas é um momento de festa entre família e amigos, troca de presentes e um jantar especial. Mas é claro que nem todas as famílias têm um Natal assim. Há mais ou menos 2020 anos nascia, em Belém, na província romana da Judeia, uma família simples, através do menino Jesus, que se tornaria o salvador para bilhões de pessoas, dividindo o calendário entre antes e depois de seu nascimento.

E é justamente esta história que os presépios contam, do pequeno bebê, numa manjedoura, rodeado de animais, nascido em uma família que não tinha casa, nem muitos familiares para dar assistência. Ainda assim, Jesus foi homenageado pelos três reis magos, Melchior, Baltasar e Gaspar que presentearam o bebê com ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual, juntamente com a própria visitação dos magos, é um resumo do evangelho e da fé cristã.

Imigrantes

- Publicidade i -

No bairro Imigrante há quase 30 anos o casal Sandro e Elizabete Haag monta decorações natalinas. Há mais de dez a família trabalha na montagem de presépios que a cada ano vai ficando mais elaborado e atraindo visitantes. “Nosso objetivo é mostrar, especialmente para as crianças, o verdadeiro motivo do Natal, que é o nascimento de Jesus. Muito além de Papai Noel a data remete a uma família simples que enfrentou diversos desafios sempre unida, e como Deus demonstra seu amor por nós através de Jesus”, conta Sandro que é coordenador da pastoral de batismo e da catequese da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Guarani, em Brusque.

Apesar de nascer e desenvolver atividades no bairro Guarani, Sandro escolheu o Imigrante ao se casar com Elizabete. O casal tem três filhos que ajudam na montagem do presépio. “Se tornou uma tradição familiar, nós nos empenhamos ao máximo todos os anos para trazer algo caprichado, rico em detalhes e isso nos une mais como família, nos faz reavivar o verdadeiro significado do Natal”, destaca.

Segundo Sandro, toda a comunidade elogia e apóia o presépio. As pessoas podem conferir a obra até o dia 6 de janeiro, na rua Ermelindo Schaefer, ao lado do colégio Vadislau Schmitt.

Centro

A comunidade do Centro de Guabiruba também tem um presépio para chamar de seu, a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro montou um no salão da paróquia. Ao admirar a obra (que você pode conferir nas fotos) a falta de alguém muito especial nos chama atenção. Cadê o menino Jesus?

“Nós o colocamos no dia 24 de dezembro, durante a celebração e procissão natalina”. Pe. Airton Franzner responde o mistério, afinal, como fazer uma festa de aniversário sem o aniversariante?! Pois bem, Jesus é colocado na manjedoura num dos pontos altos da cerimônia, que ocorre às 15h e às 17h.

O presépio é montado há décadas na Igreja pelo Conselho Pastoral da Comunidade (CPC), segundo o padre. Para os fiéis, a obra significa o retrato do verdadeiro símbolo natalino cristão. “A tradição do presépio começou com São Francisco de Assis, em 1223. Até hoje, perpetuamos esta tradição por ela nos remeter ao nascimento do nosso salvador Jesus Cristo, que mesmo em toda sua Glória veio a terra da forma mais humilde de todas”, explica o religioso.

Parte da comemoração de muitas famílias do Natal é na Igreja, por isso, a Paróquia traz missas especiais de Natal e ano novo. No dia 25 de dezembro há uma solenidade do Natal do Senhor às 15h e 17h e no dia 31 haverá missa e novena na Paróquia às 19h.

Comunidade São Cristóvão

Os moradores do bairro Aymoré contam com uma decoração especial na Igreja de São Cristóvão, seguindo a tradição do presépio de uma forma diferente. Os fiéis montam a obra conforme os quatro domingos do Advento, que para os cristãos significa o primeiro tempo do Ano Litúrgico, o qual antecede o Natal. Um momento de preparação com muita alegria para o nascimento de Jesus.

Os religiosos e integrantes da comunidade são os responsáveis pela decoração de Natal da igreja e já no início de dezembro trabalharam para deixar o salão pronto para as celebrações de fim de ano, que ocorrem no dia 24 às 17h30 e dia 31 às 16h.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow