Depois de quase 30 anos instalada na Rua São Pedro, em Brusque, a fabricante de malhas e enxovais Tecebem inaugura seu novo parque fabril em Guabiruba. O evento aconteceu na noite de sexta-feira, 17, na nova sede agora localizada na Rua Europa, 215, no Bairro São Pedro.
De acordo com o proprietário e um dos fundadores da Tecebem, Nivert Imhof, foram vários os motivos que levaram à mudança. “Com o tempo nós fomos crescendo. Nosso espaço foi sendo adaptado na medida das necessidades, mas chegamos a um ponto em que ele já não era mais adequado”, explica. “Quando tomamos a decisão da mudança, não tivemos dúvidas de que viríamos para Guabiruba”, completa.
Confira aqui a transmissão ao Vivo feita pelo Zeitung.
O prefeito Matias Kohler e o vice Valmir Zirke acompanharam a cerimônia de inauguração, realizada no pátio da nova estrutura e com a presença dos funcionários da Tecebem. Ambos foram convidados para abrir a fita simbólica. Para o prefeito, a vinda de uma empesa do porte da Tecebem para Guabiruba é bastante significativa. “É uma empresa consolidada e com perspectiva de crescimento. Além dos empregos diretos, há ainda uma boa quantidade de serviços terceirizados. Tudo isso traz retorno para o município que se organizou para recebê-la. Gostaríamos de agradecer a confiança na nossa cidade”, afirma.
Para Valmir Zirke, a escolha da direção da Tecebem de se mudar para Guabiruba é motivo de orgulho. “Além da arrecadação de impostos, isso demonstra o quanto eles acreditam no nosso município”, acrescenta.
Infraestrutura
O município de Guabiruba não tem nenhuma legislação relativa a isenções fiscais para a instalação de empresas na cidade. Portanto, a vinda da Tecebem não envolveu esse tipo de negociações. “E em nenhum momento isso foi solicitado á Prefeitura”, esclarece o prefeito.
A única condição era que a rua de acesso ao parque fabril recebesse infraestrutura adequada para a movimentação no local. “O que foi cumprido. O atendimento da Prefeitura de Guabiruba nos surpreendeu. Os servidores não mediram esforços para colaborar com a nossa vinda para cá. Esse foi um dos motivos que pesou na nossa escolha”, conta Nivert Imhof. O investimento do município foi de aproximadamente R$ 300 mil com uma ponte, pavimentação, infraestrutura e a desapropriação de um terreno.
Empregos e expansão
A Tecebem tem aproximadamente 100 funcionários, sendo que 90% deles já são de Guabiruba. De acordo com Nivert Imhof, por enquanto o número de funcionários deverá permanecer o mesmo, mas, a ideia é expandir as atividades da empresa. “Com a nova estrutura, nossa ideia é expandir o nosso leque de produtos. Somos especialistas em malhas e enxovais, mas devemos ampliar a atuação”, finaliza.