Na manhã desta sexta-feira (9), foi realizada a Solenidade de Passagem de Comando do 1ª Grupo de Bombeiros Militar de Guabiruba.
Participaram da cerimônia autoridades militares como o Comandante do 3º Batalhão de BM, Tenente-Coronel BM Jorge Artur Cameu Júnior, oficiais BM da reserva e em serviço, o Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel PM Heintje Heerdt e o comandante do Grupamento PM de Guabiruba, 1º Sargento Murilo Wilke, além de representantes do Tiro de Guerra de Brusque e da sociedade civil organizada e poder público municipal. Familiares dos comandantes substituído, 2º Sargento Luciano Schlindwein e substituto Subtenente Carlos Rodrigo da Silva também prestigiaram a solenidade.
Para o ex-comandante Luciano Schlindwein, o encerramento do ciclo na corporação é no momento exato. “Eu deixo os Bombeiros no momento em que eu tinha de deixar. Encerro o ciclo num momento que estou feliz comigo e com o que fiz, e sigo para a minha reserva”, avalia.
Ele também falou da trajetória profissional. “Passei por grandes mudanças na corporação. De uma época em que nós enfrentávamos incêndio basicamente com a roupa do corpo, para um momento em que usamos os equipamentos mais sofisticados existentes no mundo”, revela.
Acerca do comando em Guabiruba, Luciano revelou que foi fácil trabalhar. “Cidade pequena, população ordeira, empresários apoiando, então é muito fácil trabalhar quando se tem apoio. Nós crescemos muito aqui e sou grato a cada pessoa que colaborou”, comemora.
Para o pessoal que fica na corporação, o mais novo oficial da reserva em Guabiruba afirma que o desejo é de que sigam fortes. “A missão e o serviço continuam. O que nós fazemos é um divisor de águas para as pessoas que necessitam”, completou.
Após a passagem do comando o ex-comandante de Guabiruba foi homenageado com uma placa, Moção de Congratulações da Câmara Municipal e o descerramento do retrato para a galeria de ex-comandantes.
O novo comandante, subtenente Da Silva, ressaltou que tem a melhor expectativa para o trabalho na cidade. “O 2º sargento Luciano deixou tudo bem encaminhado. Temos um novo veículo para chegar e o prefeito já anunciou o terreno para o quartel. Então é manter o serviço com a melhor qualidade possível e deixar o quartel à disposição da sociedade guabirubense para fazer sempre melhor”, finaliza.