Na última sexta-feira, 22, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (SeCovid), publicou uma nota técnica referente à vacinação para brasileiros que tenham viagens marcadas para o exterior.
A nota informa que as pessoas que não tomaram as duas doses da vacina contra Covid-19, poderão antecipar a segunda dose respeitando o intervalo mínimo de 21 dias para a vacina da Pfizer e 28 dias para a vacina AstraZeneca.
Aqueles que tomaram as duas doses da vacina Coronavac e terão como destino países que não autorizaram esta vacina, poderão receber uma terceira dose de outro imunizante aceito pelo país de destino. Neste caso, o intervalo mínimo entre a segunda dose e a terceira dose do outro imunizante será de 28 dias.
Estados e municípios poderão avaliar as situações individualmente com intuito de encontrarem o melhor esquema vacinal, de acordo com a disponibilidade do imunógeno, que garanta proteção e segurança ao indivíduo, pautados em diretrizes nacionais respaldadas cientificamente.
Viajantes podem procurar a policlínica de Guabiruba para antecipar suas vacinas, desde que portem seu RG, carteira de vacina e que comprovem sua viagem internacional com a passagem.