Na segunda-feira, 6 de novembro, será realizada a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). O evento acontece na Sociedade Santos Dumont, em Brusque, a partir das 19h. Também serão empossados o Conselho Fiscal, Conselho Deliberativo e Coordenadores de Núcleos.
Na cerimônia, a empresária Luana Schumacher Vaz será empossada novamente coordenadora do Núcleo Empresarial de Guabiruba, substituindo Vinícius Becker, que coordenou o grupo nos últimos anos.
Luana, que atua na gestão financeira da Guabifios desde 2004, é casada com Tiago Vaz e tem dois filhos, já esteve à frente do grupo entre 2013 e 2016. Confira abaixo o bate-papo que tivemos com ela:
Na sua gestão, quais serão as prioridades do Núcleo?
Como prioridade do Núcleo, posso mencionar a melhoria do acesso entre Brusque e Guabiruba pela rua São Pedro e a abertura de uma nova rota, via Varginha e bairro Imigrantes, que diminuiria o fluxo pelo Guarani.
Como avalia a importância da união de empresários locais para o desenvolvimento social e econômico da cidade?
O desenvolvimento social e econômico de uma cidade ou região só se dá com a interação entre o setor público e o privado. Primeiramente, com o pagamento de impostos e depois com a troca de ideias e parcerias. Muitas vezes, se observa uma lacuna grande entre os dois setores e o nosso trabalho dentro da associação empresarial de Guabiruba é unir forças em prol das empresas e também de toda a sociedade, para que todos saiam ganhando.
Como avalia a vida empresarial no Brasil e na nossa região? Quais os principais desafios?
A vida do empreendedor no Brasil não é nada fácil. Carga tributária altíssima, instabilidade econômica, muita burocracia, falta de infraestrutura…. a lista é grande. As associações estão aí para auxiliar as empresas nestes desafios, elas conseguem unir até quem é concorrente, em busca de melhores oportunidades para os seus negócios.
Qual a relevância do cargo para o empreendedorismo feminino na região?
As mulheres estão cada vez mais presentes na sociedade e no mundo corporativo. Elas têm um olhar mais humano e talvez mais crítico sobre tudo que as cerca. A Rita Conti é um exemplo para o associativismo. Ela foi presidente da Acibr nos últimos quatro anos e hoje é vice-presidente da FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina).
Outras informações que queira mencionar.
Somos apoiadores do Observatório Social de Brusque (que atende Brusque, Guabiruba e Botuverá), que presta um serviço excepcional à sociedade monitorando obras públicas e licitações, além de ações de educação fiscal e cidadania.
O Núcleo
O Núcleo Empresarial de Guabiruba foi fundado em 27 de fevereiro de 2007, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do município, por meio do associativismo e da cobrança constante de melhorias ao poder público.
Conta com cerca de 40 associados dos mais diversos ramos de atividade, envolvendo a indústria, o comércio e demais serviços. Entre as principais ações de sua história estão a realização do Catálogo Têxtil do município, distribuído em todo o Brasil e que promoveu a divulgação das empresas do segmento da cidade; o novo acesso entre os municípios de Guabiruba e Brusque; doação de viatura à Polícia Militar; melhorias na infraestrutura de internet; além de visitas empresariais periódicas, palestras, aquisição de câmaras OCRs, entre outras.
Já coordenam o grupo: Juliano Schumacher, Waldemiro Dalbosco, Luana Schumacher Vaz, Maico Tomasi e Vinícius Becker.