As principais tendências da estação mais fria do ano invadiram a passarela na noite de terça-feira (17) em Brusque, com a realização do Desfile de Moda da 61ª Pronegócio Inverno 2023. Realizado pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), o evento reuniu cerca de 600 pessoas, no Clube Santos Dumont, entre compradores e fabricantes desta edição da rodada, parceiros, autoridades, convidados e imprensa.
Autoridades de Guabiruba também prestigiaram o evento, como o vice-prefeito Cledson Kormann acompanhado da esposa Bruna Zanella, e o prefeito Valmir Zirke, acompanhado da primeira dama Wiliane Zirke. O chefe do executivo guabirubense comentou sobre a oportunidade de negócios na feira. “Sabemos da importância do evento para a região e percebemos a movimentação em Guabiruba quando tem a Pronegócio em Brusque. São várias empresas que têm a fabricação em Guabiruba e lojas em Brusque. Torcemos para que todas as empresas da região tenham boas vendas”, conclui.
Oportunidade e tendências
Durante a solenidade de abertura do evento, a presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner, destacou que o desfile é mais uma oportunidade das empresas de confecção exporem suas peças, além de apresentar ao público as tendências da estação. “É a possibilidade que os fabricantes têm de mostrar os looks que produzem, com combinações e acessórios. Desta forma, para os compradores, visualizar as roupas na passarela também é uma experiência diferente, afinal, com a peça vestida, é possível ter uma melhor visão de caimento, comportamento da roupa e outros aspectos que nas araras nem sempre são possíveis de ver”, ressalta Sandra.
Na oportunidade a presidente da AmpeBr também comentou sobre os números dos primeiros dias da Pronegócio, que superaram as expectativas da entidade desde a abertura do evento: somente nos dois primeiros dias já foram comercializadas 600 mil peças. “Realmente essa edição está superando as nossas metas, tivemos uma grande movimentação, showroom lotado e muitas negociações. Acredito que alguns fatores contribuíram como, o grande volume de vendas no final do ano e a necessidade de reposição de mercadoria das lojas, além da rodada ter sido concentrada em quatro dias nesta edição. Entretanto, só vamos poder precisar essas questões no encerramento da rodada”, explica Sandra.
Fomento econômico
Presente no evento, a presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Rose Dedekind, ressaltou os impactos positivos da rodada da AmpeBr nos diversos setores da economia catarinense. “O evento é um exemplo de sucesso, o que eu vi hoje quando visitei o Pavilhão mostra o potencial que temos de fazer acontecer, trabalhar, produzir e colocar itens no mercado. E a AmpeBr está proporcionando isso ao seu associado e também às demais confecções do Estado. A Pronegócio é um exemplo, onde a união de todos faz a economia rodar, já que um evento desse porte impacta nos mais diversos setores da região”, destacou Rose.
Da mesma forma, o prefeito de Brusque, José Ari Vequi, destacou o potencial da Pronegócio, que fomenta a economia do município já no início do ano. “A rodada vem, mais uma vez, comprovar o sucesso e a força do ramo têxtil brusquense. Além disso, é uma forma de mostrar ao Brasil aquilo que o município tem de melhor: que é a mão de obra, o serviço e o produto que as nossas empresas oferecem. Parabéns a AmpeBr por mais uma edição de sucesso”, completou.
Aconchego
“Inverno com sentimento, proteção e aconchego” foi o tema do desfile produzido pela Agência Lucky 70. Ao todo, foram apresentados cem looks de 25 empresas participantes, com as principais tendências do Inverno 2023, nos segmentos masculino, feminino, infantil e plus size. Além disso, o LAB Moda da AmpeBr, também se fez presente, com looks desenvolvidos desde o desenho até a peça piloto, mostrando os serviços de desenvolvimento que a entidade oferece.
Assim, além de ter essa visão mais ampla das peças, o público presente pode conferir as tendências do Inverno 2023. “A AmpeBr é uma referência em Brusque e em toda região com a Pronegócio, que é sucesso há vários anos. É sempre um prazer e um privilégio poder participar e contribuir nesse momento importante para o setor de moda de Brusque e do Estado. A expectativa é sempre muito alta, o ambiente lotado, bons números de vendas e muitos compradores de todo o Brasil. A tendência após o desfile é melhorar ainda mais, então é um início de ano muito importante para cidade de Brusque”, comenta Sandro Baran, produtor do desfile.
Rodada
A 61ª Pronegócio vai até quinta-feira, 19 de janeiro, no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque, com a coleção Inverno 2023. O evento conta com mais de 140 fabricantes de confecção de Santa Catarina e mais de 600 compradores de todo o país.