As eleições para os novos conselheiros tutelares foram realizadas no domingo (1). Os cinco eleitos atuam nos próximos quatro anos. A votação aconteceu das 8h às 17h na Escola B. M. Professor Arthur Wippel, no Centro, onde todos os eleitores de Guabiruba puderam exercer o seu direito ao voto.
No total, este ano, a cidade registrou 744 votos apurados, destes, somente 4 nulos. “As eleições foram tranquilas e supriram as expectativas em comparação à última eleição. Nós tivemos um aumento considerável de eleitores. Movimentação constante durante o dia”, afirma Gisélia Lúcia Soares Zuchi, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Onze candidatos concorreram às cinco vagas disponíveis. Os eleitos serão nomeados e empossados pelo prefeito em 10 de janeiro de 2024 e cumprirão um mandato válido até janeiro de 2028. Em caso de vacância de algum cargo, o suplente com o maior número de votos assumirá a posição. Os conselheiros eleitos passarão por uma capacitação oferecida pelo CMDCA e os suplentes também serão convocados para participar desse treinamento.
Durante o período de transição, que se estende até 10 dias antes da posse, os candidatos eleitos terão o direito de acessar o Conselho Tutelar, acompanhar os atendimentos realizados e ter acesso aos documentos e relatórios emitidos pelo órgão. “Agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram e desejamos sucesso aos novos conselheiros nesse novo mandato. Que eles possam exercer com consciência os ofícios de um conselheiro tutelar”, estima Gisélia.
Confira abaixo a lista com os candidatos
Eleitos
1º Titular: Roseane Pollheim (126 votos)
2º Titular: Juliane Reis (100 votos)
3º Titular: Anne Caroline Willhelm (98 votos)
4º Titular: Marilene Dalcastagner Barbosa (79 votos)
5º Titular: Vanderléia Suavi (72 votos) – reeleita
Suplentes
1º Suplente: Ademilse Anacleto (68 votos)
2º Suplente: Fabiana Fevereiro (60 votos)
3º Suplente: Luciana Krieger (60 votos)
4º Suplente: Daniel Fernandes (39 votos)
5º Suplente: Verena Schneider (20 votos)
6º Suplente: Josinalda da Silva (18 votos)