
Ao completar 100 dias de mandato, o prefeito Valmir Zirke e o vice-prefeito Cledson Kormann, reeleitos em 2024, avaliam de forma positiva o início desta nova etapa à frente da Prefeitura de Guabiruba. Segundo eles, a continuidade da gestão anterior permitiu a manutenção do ritmo das obras e o avanço de projetos estratégicos para o município.
Zirke destaca que este segundo mandato começou em condições mais favoráveis do que o anterior. “Quando assumimos, tinha o Covid, tinha aquela tragédia que aconteceu no Lageado Baixo [referindo-se às fortes chuvas e deslizamentos que aconteceram em janeiro de 2021]. Então esse mandato começou melhor”, afirma. Segundo ele, o fato de o município contar com recursos em caixa tem sido determinante para o cumprimento das propostas apresentadas durante a campanha. “As obras não pararam, aquilo que estava sendo feito em 2024 teve continuidade”, ressaltou. Uma das principais conquistas neste início de gestão foi a quitação do pagamento do Parque Municipal. “Tenho certeza de que nesses cem dias a população já percebeu o que melhorou. Obras, atendimento na saúde, e queremos dar continuidade, fazendo com que as cobranças da população saiam do papel”, observa.
Saúde em pauta
Na área da saúde, mudanças importantes foram implementadas, como a realocação da Associação Hospitalar para o antigo prédio da Policlínica, que foi reformado. “Hoje temos dois médicos em cada posto de saúde, então a demanda está sendo suprida, está tendo menos fila e mais facilidade para agendamento de consultas”, explicou o vice-prefeito Cledson. Ele ainda adiantou que a prefeitura trabalha para formalizar um sistema de agendamento virtual via WhatsApp, tornando o processo ainda mais acessível.
Outro projeto de grande impacto é a implantação de um hospital com atendimento 24 horas. “Levantamento de custo nós já temos. Hoje quem mantém a Associação Hospitalar é a Prefeitura, com um repasse de mais de R$ 230 mil por mês, e com esse aumento de atendimento que queremos implantar, isso vai passar para em torno de R$ 500 mil por mês”, informou Zirke. Segundo ele, há cinco empresas interessadas em assumir a gestão da unidade, que continuará sendo uma associação com repasses municipais, e buscará credenciamento junto ao SUS para possibilitar internações. “Sabemos da demanda que isso vai ter, com um atendimento 24 horas, e quem assumir, precisará buscar o credenciamento do SUS para também fazer a internação”, lembra.
Terminal, transporte e ginásio municipal
Entre os grandes projetos na agenda estão o terminal urbano, o Parque Municipal e o novo Ginásio Municipal. A prefeitura está em negociação para aquisição dos terrenos necessários para viabilizar o terminal e o futuro hospital. Além disso, há planos para municipalizar o transporte público, criando uma linha de ônibus que conecte os bairros ao Centro da cidade. “Queremos antecipar e fazer como funciona em Botuverá, por exemplo. O município implantar esse serviço de ônibus, fazendo a ligação dos bairros com o Centro da cidade”, explica Zirke, destacando o impacto positivo dessa medida também para o comércio local.
Além disso, ele citou a dificuldade que os moradores enfrentam com a ausência de horários adequados nas linhas intermunicipais. “Hoje não temos linha às 4 horas da manhã, por exemplo, para pessoas que trabalham em Brusque. A empresa esteve aqui conversando conosco, sobre uma possível parceria, como ocorre em outros municípios”, revela.
Sobre o novo ginásio, a proposta é construí-lo nos fundos do Parque Municipal, com acesso pela Planície Alta. “Hoje, nosso ginásio é dos anos 80 e não comporta mais as competições do município, então já estamos preparando o terreno, para fazer o projeto e buscar recursos para que possamos tirar do papel”, conta.
Pavimentação segue como prioridade
Na área de infraestrutura, as obras de pavimentação continuam sendo uma das principais demandas da população. Zirke afirma que o município prepara uma audiência pública com os moradores do Lageado Baixo para apresentar o projeto de revitalização do bairro. “Já tínhamos colocado para eles, não só o ‘embelezamento’, mas sim, toda a troca de tubulação ali na região central do Lageado Baixo, onde existe um problema de drenagem, principalmente em épocas de chuvas, então tudo isso vai ser refeito”, conta.
Além disso, outros bairros também estão recebendo ou receberão obras. “Vamos dar continuidade em mais um trecho no Lageado Alto, depois mais um trecho na Alsácia. Em seguida, vamos partir para uma revitalização do Centro da cidade.” Ele ressalta que a prefeitura deve buscar financiamento para dar mais agilidade às obras. “Estamos finalizando também a revitalização de um trecho do bairro São Pedro, que deve ter continuidade nos próximos dias. A Planície Alta pode também entrar no financiamento, para que possamos asfaltar o trecho do mato, que tem início no Parque Municipal”, reforça.
Segurança em áreas públicas
Diante de recentes episódios de vandalismo no Parque Municipal e em pontos turísticos, a prefeitura tem pensado em medidas para aumentar a segurança e a conservação desses espaços. Uma das ações previstas é a construção de um portal no Parque Municipal. “A partir do momento que tivermos este portal, vamos conseguir colocar um guarda 24 horas, e inibir esse tipo de situação”, disse Zirke. A entrada de veículos será restrita ao estacionamento, e as cachoeiras só poderão ser acessadas por pedestres. Também haverá monitoramento por câmeras em tempo integral”, explica.
Além da segurança, a tecnologia será aliada da prevenção. “Vamos também disponibilizar pontos de acesso à internet nas trilhas do Parque Municipal, até pela questão de emergências, por exemplo, como chamar o bombeiro, já que hoje não tem comunicação lá dentro”, pontua o vice-prefeito Cledson.
Atuação em conjunto com a Câmara
Sobre a nova composição da Câmara de Vereadores, que teve sete das nove cadeiras renovadas, Zirke vê com bons olhos a atuação dos novos parlamentares. “Divergências vão existir, mas no momento que há um projeto de interesse do município, tenho certeza que todos estarão juntos para fazer o melhor para a cidade”, pontua.
Ele destacou o diálogo constante entre Executivo e Legislativo, com reuniões técnicas antes das sessões para esclarecer os projetos encaminhados. “São duas casas que têm autonomia, mas que ao mesmo tempo precisam trabalhar em sintonia. E é isso que estamos fazendo. Tentamos atender os pedidos que chegam aqui na Prefeitura toda quarta-feira de manhã, dentro do possível, que são os pedidos da população que chegam para os vereadores”, ressalta.
Metas para os próximos meses
O prefeito também compartilhou as metas para os próximos meses, com destaque para a ampliação das pavimentações em parceria com os moradores. “Esse projeto está vindo muito forte. Temos muitas ruas que já estão em obras, e uma procura muito grande. Queremos fortalecer cada vez mais, porque sabemos que dessa forma, conseguimos fazer muito mais obras”, destaca.
Entre os projetos prioritários estão ainda a nova creche no Centro da cidade, a nova Unidade Básica de Saúde, também no Centro, e a mudança da Secretaria de Obras para a rua Pedro Keller, liberando o espaço atual para as áreas de saúde e educação.
Outra meta importante é a viabilização de um novo acesso entre Guabiruba e Brusque. “Precisamos fazer com que isso saia do papel o mais rápido possível. Estamos em conversa com Brusque para que possamos iniciar as obras. A ponte do Rio Branco já está em fase final, e quando aquele trecho da Beira Rio estiver pronto, poderemos continuar o novo acesso que vai ajudar tanto Brusque como Guabiruba”, complementa.
https://honda-fit.ru/forums/index.php?autocom=gallery&req=si&img=7304
https://mazda-demio.ru/forums/index.php?autocom=gallery&req=si&img=6603
https://hrv-club.ru/forums/index.php?autocom=gallery&req=si&img=6920