Crédito: Grazielle Guimarães/ Guabiruba Zeitung

A primeira sessão deste mês teve como um dos temas centrais a campanha Outubro Rosa, que chama a atenção das mulheres para exames preventivos de câncer de útero e mama, além da decoração do plenário a presidente da casa, Rosita Kohler (PP), abriu os pronunciamentos na tribuna ressaltando a importância da campanha. “É uma doença séria, que pode causar a morte mas se descoberta já no início, as chances de cura são ainda maiores, por isso, a importância dos exames preventivos em dia”, salientou.

A parlamentar também lembrou o dia do vereador e do idoso, comemorados nesta terça-feira, 1°. Outros parlamentares também lembraram a campanha, como Bruna Chaves Day (PP) e Haliton Kormann (MDB).

Os dois também parabenizaram os pais de Luana Bittelbrunn, campeã mundial de futebol 7, presentes na sessão que receberam uma moção de congratulações pela vitória da filha. “Joguei no time da Luana e espero que o título dela incentive toda a sociedade a investir mais no futebol feminino. Vemos que muitas vezes o masculino recebe patrocínios, os jogadores ganham bons salários mas isso não ocorre na categoria feminina”, salientou Bruna Day.

- Publicidade i -

Outro ponto destacado pelos parlamentares foi a manutenção necessária nos pontos de ônibus, em especial os do bairro São Pedro e Guarani, já no município de Brusque. “Fui procurado por estudantes do IFC [Instituto Federal Catarinense] que na semana passada acabaram se molhando devido o ponto de ônibus ser muito pequeno. Peço ao governo de Brusque que providencie um ponto maior para abrigar os estudantes”, afirmou Haliton.

Jaime Luiz Nuss (MDB) reforçou sua indicação que pede a instalação de uma placa sinalizando “PARE” no final da rua José Schweigert (transversal da rua 10 de Junho), Centro, em virtude de acidentes que ocorrem no local. O líder da oposição na Câmara também cobrou uma resposta sobre a denúncia de mau atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Guabiruba Sul.

O líder do governo, Cristiano Kormann (PP), explicou que foi conversado com o médico e que, a princípio, o que está sendo questionada é a conduta médica dele. “O que foi nos passado é que a paciente pediu exames que o médico não julgou necessário sugerindo outros. Ele entrou com um processo legal de quebra de vínculo para não atender mais a paciente e como ele faz parte do programa Mais Médicos a prefeitura não tem autonomia sobre ele. Chamamos a equipe do programa que deve vir ao município no dia 9 deste mês para tomarmos maiores decisões sobre o ocorrido”, salientou Cristiano.

Outro tema debatido entre os parlamentares foi a má qualidade da água em diversos bairros do município. Felipe Eilert dos Santos (PT) sugeriu que a empresa Atlantis Saneamento, responsável interinamente pela rede de abastecimento, avisasse com antecedência quando manutenções, que poderão interferir na qualidade da água, fossem ocorrer.

Investimento no ensino superior
Outra questão levantada por Eilert foi os valores que o Executivo vem investindo no ensino superior, mesmo este não sendo obrigatório. Segundo dados apresentados pelo parlamentar por meio do Conselho Municipal de Bolsas de Estudo em 2018 o Executivo investiu mais de R$ 172 mil e no primeiro semestre de 2019 foram mais de R$ 95 mil.

“Realmente o município dispõe de uma quantia razoável em investimentos ao ensino universitário. Em contrapartida os estudantes oferecem 4h semestrais de serviços voluntários mesmo isso não sendo uma obrigação do governo municipal”, salientou o vereador.

Ordem do dia
Os parlamentares aprovaram a moção de pesar n° 17/2019 pelo falecimento de Janice Kormann Bonikoski, ocorrido no dia 24 de setembro de 2019, aos 36 anos de idade, deixando dois filhos menores, sendo filha do ex-vereador Osmar Kormann.
Moção de congratulações n° 18/2019 destinada à atleta guabirubense Luana Cristina Bittelbrunn, pela conquista do Campeonato Mundial 7 de futebol feminino pelo time do Figueirense, disputado no dia 22 de setembro de 2019, em Roma, na Itália, contra o Lazio, equipe italiana.
Em segunda votação os vereadores aprovaram projeto n° 22/2019 que altera a Lei nº 1612, de 26 de outubro de 2017, plano plurianual do município de Guabiruba para o quadriênio 2018/2021.
Também em segunda votação foi aprovado projeto n° 23/2019 dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária para o exercício de 2020 e dá outras providências

Por: Grazielle Guimarães / jornalismo@guabirubazeitung.com

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow