Gabrieli Kohler/PMG/Arquivo

Desde 2018, os cidadãos guabirubenses podem opinar e solicitar demandas por meio de um canal especializado: a Ouvidoria Municipal. Objetivo é auxiliar cada cidadão que busca pelo serviço público na cidade.

A Ouvidoria é um espaço de participação e controle social, aberto para a sociedade e funciona junto à Controladoria Geral do Município como canal de comunicação direta entre a sociedade e a administração pública municipal. Ela recebe reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios, a fim de estimular a participação do cidadão no controle e avaliação dos serviços prestados e na gestão dos recursos públicos.

Números 

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De acordo com a prefeitura, desde o início dos trabalhos, há cinco anos, a Ouvidoria registrou 1.036 manifestações, número que vem crescendo consideravelmente.  Apenas no último ano, ocorreu um aumento de 137,93% no total de manifestações, comparado a 2021. 1% das manifestações foi registrado como elogio e sugestão, 22% foi como reclamação, 23% denúncia e 54% solicitação.

De acordo com a legislação municipal, o usuário da Ouvidoria pode realizar a sua manifestação de forma identificada ou anônima. A Controladoria Geral do Município não divulga nenhum dado dos usuários, garantindo o sigilo das manifestações. No último ano, 10% dos usuários realizaram manifestação com informações restritas, 26% de forma identificada e 62% de forma anônima.

Como utilizar o serviço

As manifestações podem ser realizadas por telefone, por e-mail, presencialmente ou pelo sistema Atende.net. Ao realizar uma manifestação pelo sistema, o cidadão recebe um número de protocolo. Por meio deste, pode ser realizado o acompanhamento. A Ouvidoria tem o prazo de 30 dias para responder ao cidadão, de acordo com o capítulo II do decreto 1055/2019.

Caso o cidadão busque pelo serviço presencial, ele deve se dirigir ao segundo piso da Prefeitura de Guabiruba, na Rua Brusque, nº 344. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Telefone: (47) 3308-3100

E-mail: ouvidoria@guabiruba.sc.gov.br

Sistema Atende.net: https://guabiruba.atende.net/autoatendimento/servicos/ouvidoria-municipal/detalhar/1

Confira o relatório de 2022 na íntegra: https://www.guabiruba.sc.gov.br/uploads/248/arquivos/2520498_Relatorio_da_Ouvidoria___Ano_2022.pdf

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