Praça Yvone Erthal Schlindwein foi inaugurada em 10 de junho deste ano / Crédito: Grazielle Guimarães/Guabiruba Zeitung

Por Grazielle Guimarães

São sete as principais praças de Guabiruba que nas comunidades desempenham diversos papéis, desde academias ao ar livre até parquinhos para crianças com áreas para piqueniques e jogos de mesa. A redação do Guabiruba Zeitung visitou as praças nos bairros Centro, Guabiruba Sul, Pomerânia, São Pedro, Lageado baixo e Imigrantes para avaliar como está o cuidado com esses espaços.

Em sua maioria, as instalações estavam conservadas, mas os sinais de vandalismo se destacavam em algumas delas. 

- Publicidade i -

Centro

No Centro, a recém inaugurada Praça Yvonne Erthal Schlindwein, situada no encontro entre as ruas Alois Erthal e Sigmund Kohler encontramos a praça em excelentes condições. E sabe quem cuida dela? Os moradores. Rute Schlindwein, 57 anos, todos os domingos se une a suas irmã Juliana Schlindwein, suas primas Ana Regina Gruneuch e Meri Erthal, Esmeralda Martins sua tia, e seu vizinho Cipriano, para lavar e limpar não só a praça como toda a área em torno, além de manutenções gerais.

“É um momento de alegria e união da família. A gente limpa, cuida, planta flores, faz tudo que está ao nosso alcance. Apesar de ser algo público a praça faz parte da história da nossa família e a gente tem prazer em ajudar. Se todo mundo cuidar um pouco da frente da sua casa, certamente a cidade será ainda mais bonita”, salienta Rute.

Todos os domingos Rute Schlindwein e suas irmãs se unem para limpar não só a praça como todo o entorno
/ Crédito: Arquivo Pessoal

A praça contempla um parque de diversões infantil, mesas para jogos e bancos para que os visitantes possam sentar e contemplar a paisagem. Nenhum sinal de vandalismo foi encontrado. A Praça Yvone Erthal Schlindwein foi inaugurada no dia 10 de junho deste ano.

Ainda no Centro está situada a praça Theodoro Debatin, na rua Brusque. Há 86 anos Leogadia Debatin mora na mesma casa e viu o que era um enorme pedregulho se transformar na atual praça. “Moro aqui desde que nasci, antes era tudo morro, tinha também criação de animais e hoje está bem diferente, mais bonito. Muitas pessoas vêm passear e descansar na praça, sempre tem movimento. A prefeitura cuida bastante, sempre vem vistoriar. Achei muito melhor depois da construção da praça”, explica Leogadia.

Fundada há 32 anos, o que chama a atenção na Praça Theodoro Debatin são as enormes árvores que nos dias de sol são um refúgio para quem passa pelo Centro da cidade. Atualmente a Praça conta também com uma pequena biblioteca intitulada “Pausa Literária”, onde os visitantes podem parar para ler os livros ali disponibilizados. É onde ficam os taxistas da cidade e há lixeiras.

Há 32 anos Praça Theodoro Debatin está no Centro de Guabiruba / Crédito: Grazielle Guimarães

Imigrantes

Moradora da praça do bairro Imigrantes preocupa-se com vandalismo e ausência da polícia na região / Crédito: Grazielle Guimarães/Guabiruba Zeitung

Partindo para o Imigrantes, visitamos a praça chamada pelos moradores de Academia ao Ar Livre, por ser composta apenas por equipamentos de ginástica. O monumento está situado na rua Arhur Baumgartner, próximo à Unidade Básica de Saúde do bairro. No local está para ser inaugurada a nova creche de Guabiruba, que ainda não tem data divulgada pela Prefeitura.

Marise Rocha, 47 anos, mora e trabalha no bairro desde que nasceu. Ela avalia como positiva a ação da prefeitura, porém, destaca o medo da criminalidade. “É muito legal a Praça, foi bem feita, só que o problema é que tem muito vandalismo, principalmente à noite e nos finais de semana. As pessoas reclamam que o prefeito não faz nada, mas quando faz o pessoal não cuida. Eu já cheguei a ligar para a polícia e eles falaram que era para eu chamar a atenção de quem estava cometendo vandalismo, o que é muito perigoso para mim”, salienta.

Sobre os casos de vandalismo no local, o vice- prefeito Valmir Zirke afirmou que a Polícia Militar já foi informada sobre a situação. “É importante que a população denuncie de maneira formal estes casos de vandalismo para que a gente tenha conhecimento da real situação e possa agir”, disse.

São Pedro

Moradora considera positiva criação da praça mas relata ações de vandalismo / Crédito: Grazielle Guimarães/Guabiruba Zeitung

No bairro São Pedro está situada a Praça do Cinquentenário de Guabiruba, fundada há sete anos entre as ruas Alsácia e Lorena. Há 48 anos Olguinha Suave, 70 anos, mora em frente de onde foi instalado o monumento. “Por um lado foi ótimo e por outro se criou muitos usuários de drogas ali que causam medo em nós e também praticam vandalismo, então seria interessante pedir a prefeitura que envie mais rondas de policiamento aqui para a Praça. Mas ainda assim foi boa a construção, agora a prefeitura plantou árvores de frutas ali, ficou bem legal e sempre os servidores estão aqui dando uma olhada, fazendo a manutenção. Meu marido também vai na praça ver se está tudo certo, se algo precisa de conserto”, conta a aposentada.

A Praça conta com parque de diversões para as crianças, academia ao ar livre e bancos para que os visitantes possam sentar.  

Pomerânia

Moradora comemora instalação de parque infantil na praça / Crédito: Grazielle Guimarães/Guabiruba Zeitung

A Praça do Bairro Pomerânia, localizada na rua de mesmo nome, é utilizada como academia ao ar livre e também parque de diversões para as crianças. Bruna Heloisa Baumgart, 23 anos, mora na região desde que nasceu e para ela a praça melhorou muito. “Tenho duas filhas, uma de quatro e outra de cinco meses de idade, elas brincam e utilizam muito o parquinho. Foi tudo de bom! Às vezes nós tínhamos que sair pra ir em outro lugar onde elas poderiam brincar e agora não, temos um do ladinho de casa. A prefeitura está sempre limpando, além da cerquinha no parque, que dá mais segurança para as crianças”, destacou.

O monumento conta com parquinho de diversões infantil, academia ao ar livre além de bancos e mesas para jogos.

Lageado Baixo

Praça do bairro Lageado Baixo é destinada à prática de exercícios físicos / Crédito: Grazielle Guimarães/Guabiruba Zeitung

Próximo ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), no bairro Lageado Baixo, está situada mais uma praça de exercício ao ar livre. Instalada na rua que leva o nome do bairro, as instalações exibem sinais de vandalismo, sobretudo na placa de orientações de como fazer os exercícios. Agostinho Nascimento, 56 anos, mora e trabalha há 30 anos na localidade e, apesar dos sinais de vandalismo, destaca como positiva a instalação. “As pessoas zelam bastante, principalmente a prefeitura e os funcionários do CRAS. À noite sempre tem mais problemas por conta do vandalismo, mas a polícia sempre passa por aqui”. Afirma o empresário.

Guabiruba Sul

Moradores aproveitam instalação da Praça Senador Luiz Henrique da Silveira para fazer exercícios físicos e trazer as crianças para brincar / Crédito: Grazielle Guimarães/Guabiruba Zeitung

Aproveitando o fim de tarde para fazer exercícios na Praça Senador Luiz Henrique da Silveira, situada no bairro Guabiruba Sul há quatro anos, Martinha Schlindwein Pereira, 73 anos, avalia como positivo o monumento. A guabirubense mora no bairro desde que nasceu.

“A criação da Praça foi muito boa, gosto muito de vir aqui fazer meus exercícios, me divirto muito, as crianças estão todos os dias aqui brincando então virou uma alegria do bairro, a prefeitura está sempre presente cuidando, fazendo a manutenção, é uma área muito tranquila”, conta.

A construção conta com parque infantil, academia ao ar livre bem como mesas de jogos e bancos próximos à área verde. O monumento exibe sinais de degradação do tempo na placa de orientações para os exercícios físicos.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow