Nesta segunda-feira (19) foi realizado em Guabiruba o 2º Encontro de Desenvolvimento Econômico e Inovação. A iniciativa foi da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Ecossistema Regional de Inovação.
O evento, na Câmara Municipal do município, contou com a presença dos palestrantes Diego Daniel Casas, que é gerente de inovação da Ailos e representante do Ecossistema de Inovação Externo; Mariah Ribeiro, gerente de Marketing da Febratex Group – maior Feira da Indústria Têxtil da América Latina e Vanderlei Weber, empresário de Guabiruba.
O encontro iniciou com a apresentação do Plano de Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação da Região pelo representante Jones Augusto Boeck, explicando como o Ecossistema de Inovação e Tecnologia pode alavancar de forma positiva o desenvolvimento econômico de Guabiruba. Na sequência, foi realizado um painel com os palestrantes, que contaram um pouco da sua experiência e responderam perguntas feitas pelo mediador Andrei Muller e pela plateia.
Para Diego Daniel Casas, o encontro foi uma oportunidade interessante, principalmente pela conexão entre pessoas de diferentes áreas e interesses, em prol da inovação. “Nossa região possui um potencial bem legal na inovação e penso que a gente agora precisa disponibilizar tempo, disponibilizar pessoas para fazer isso e o envolvimento de toda a comunidade para que a gente consiga de fato implementar mais inovação na área”.
A palestrante Mariah Ribeiro explica que ficou muito feliz com o convite e pela iniciativa do ecossistema de inovação. “O ecossistema de inovação é muito importante para a indústria no geral, e principalmente para a indústria têxtil. É através deste tipo de iniciativa, com orientação e formação, que novas empresas poderão surgir, se estabelecer e sobreviver. Porque nós temos hoje uma taxa muito baixa de empresas que passam de seis meses de existência no mercado. E com o Sebrae prestando essa orientação e estando ao lado dessas empresas, pode ser que garanta uma sobrevivência maior que a atual”, destaca.
Para o empresário Vanderlei Weber, o cenário atual de Guabiruba na indústria precisa avançar. “O mercado hoje exige muito a gestão dos números. Porque cada vez fica mais competitivo e as ferramentas tecnológicas na minha área, na parte de software, são super necessárias para que o empresário tenha a visão de números e saber para onde está caminhando. Então isso hoje em dia, não é mais um luxo, mas uma coisa fundamental na sobrevivência das empresas. Esse evento vem para mostrar e lembrar a importância desses investimentos, na busca dessas tecnologias mostrando também, exemplos de outras pessoas e outras empresas que fizeram bom uso”, avalia.
O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Guabiruba, Andrei Muller, comenta que o evento cumpriu o seu papel. “Conseguimos dar o pontapé inicial para falarmos de inovação em Guabiruba. Tenho certeza que os que passaram pelo evento já começaram a se familiarizar com o tema, que vai ser muito recorrente dentro dos próximos anos e exigirá a adaptação das empresas para se tornarem mais competitivas no mercado de trabalho. Como disse, foi o primeiro passo, há um longo caminho a ser trilhado, vamos buscar a continuidade desse trabalho”, completa.