‘Enfiar o pé na jaca’ de vez em quando acontece com todo mundo, principalmente em festas ou reuniões. Devorar três pratos num dia e no seguinte voltar com a alimentação mais regrada não é um problema. Torna-se um distúrbio alimentar quando volta e meia a pessoa se descontrola e come tudo que vê pela frente, até passar mal. Isso é um sintoma de Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA). Pode ser classificado assim quando a pessoa come exageradamente mesmo sem estar faminto ou episódios em que se passa mal de tanto comer.
O que muitos não imaginavam é que ser um ‘compulsivo’ por comida pode estar relacionado a uma “predisposição genética para o desenvolvimento do transtorno alimentar, acompanhado de fatores neurobiológicos”, assim como baixa tolerância à frustração, dificuldade em lidar com perdas e mudanças ao longo da vida, baixa autoestima ou ainda dificuldade em lidar com distintas emoções são alguns fatores.
Além de comer muito, a pessoa apresenta ainda grande angústia por não conseguir controlar a sua alimentação, além de sentimentos de culpa, arrependimento e fracasso por perder o controle.
A pessoa que sofre de ansiedade não pensa no agora, fica criando vazios sobre o futuro que vai acontecer. Esses vazios são preenchidos por algo que lhe de muito prazer, como a comida. Por conta disso fica descontando sua ansiedade na alimentação.
O espaço de tempo existente entre o agora e o depois é frustrante para quem tem ansiedade, por exemplo, se você tem um evento no dia seguinte, fica um espaço de tempo vazio. É a falta de habilidade de viver na “lacuna do tempo” entre um evento e outro, que faz com que as pessoas acabem comendo mais que o necessário para o corpo.
Alguns sintomas de ansiedade são: enxergar perigo em tudo, alteração do sono, ter medo de falar em público, tensão muscular, preocupar-se em excesso, medos irracionais, sofrer com sintomas físicos como suor excessivo, calafrios, diarreias, sensação de engasgo, entre outras. Fique muito atento aos sinais que seu corpo da sobre a sua saúde. Estar com a mente saudável faz com quem tudo funcione muito melhor e você consiga alcançar tudo que almeja.
Se você apresenta um desses quadros, procure por um profissional para conversar. Atividades físicas, meditar, ouvir música, alimentação saudável são algumas estratégias para ajudar a controlar a ansiedade.
Aqui vai uma dica da nossa psicóloga: quando você estiver com crise de ansiedade, pare, feche os olhos e inspire contanto até cinco, depois expire bem lentamente, repita a respiração até que você se sinta melhor e o corpo estiver mais calmo.
Para tirar qualquer dúvida você pode nos chamar no Whatsapp pelo número (47) 99751-2660, ou telefone (47) 3308-8883. Acompanhe mais dicas de nossas profissionais pelo instagram @clinicaprimorar.